Da Redação
O Prefeito de Palmas Carlos Amastha(PSB), criticou o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Rogério Freitas (PMDB), em entrevista concedida ao Jornal Stylo. Segundo o portal, as críticas referem-se ao trancamento da pauta – que já dura quase dois meses, onde na formação das recomposições das comissões, ocorrida no mês passado, e publicada com exclusividade pelo JM Notícia, os vereadores de oposição ocuparam as principais comissões da Casa, entre elas, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da Câmara, que ficou sob a presidência do vereador Emerson Coimbra (PMDB).
Com as recomposições na Câmara, a oposição ficou com as seguintes comissões:
Comissão de Constituição, Justiça e Redação, considerada a mais importante da Casa de Leis, presidida pelo vereador Emerson Coimbra (PMDB), a Comissão de Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal, presidida pelo vereador Milton Neris (PP), e a Comissão de Políticas Públicas Municipais, presidida pelo vereador Lúcio Campelo (PR).
Com a nova recomposição das comissões e a oposição comandando a CCJ, Amastha (PSB), sofreu a sua primeira derrota na CCJ, ao ter a MP n° 07 que altera a MP n° 04 do PreviPalmas arquivada.
O Governo, prevendo novas derrotas, tentou manobrar para reverter as comissões. Não conseguindo, dez vereadores governistas judicializaram a questão e o mérito ainda não foi decidido junto ao Poder Judiciário. Com isso, já são quase 60 dias com a pauta trancada.
Trancamento da pauta
As críticas de Amastha foram uma resposta à pergunta sobre projetos que estão parados nas comissões em função da disputa que levou à judicialização da questão. “No Legislativo, diferentemente do Executivo, o presidente [da Mesa Diretora] não é eleito pelo povo [para esse cargo], mas por seus pares, para dirigir a Casa em nome de todos. O que está acontecendo hoje é que o presidente está presidindo a Casa para um pequeno grupinho. Os direitos das minorias são absolutamente preservados, mas nunca em detrimento da maioria”, disse.
Amastha, porém, negou que esteja interferindo na discussão entre a base e a oposição, em relação à recomposição das comissões. “A gente pode opinar, mas não pode interferir no que está acontecendo no Legislativo. Que pena que isso esteja acontecendo”, contemporizou, acrescentando não acreditar que a disputa venha a prejudicar a cidade.
“Tenho certeza que no dia que a gente precisar e for falar com o vereador Rogério e mostrarmos o prejuízo que estão ocasionando à cidade, na hora eles votam isso aí. A política não vai se sobrepor ao interesse público”, concluiu.
Falta de diálogo
Segundo o vereador Emerson Coimbra, Amastha (PSB) perdeu as comissões e o comando da Câmara de Palmas, devido à falta de diálogo.
Veja abaixo todos os integrantes de todas as comissões permanentes da Câmara de Palmas:
Constituição, Justiça e Redação
Presidente: Emerson Coimbra (PMDB)
Vice-presidente: Lúcio Campelo (PR)
Membros: Major Negreiros (PSB), Claudemir Portugal (PRP) João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV),
Suplente: Joaquim Maia (PV)
Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle:
Presidente: Jucelino Rodrigues (PTC)
Vice-presidente: Waldson da Agesp (PCdoB)
Membros: Emerson Coimbra (PMDB), João Campos (PSC), Joaquim Maia (PV),
Suplente: Major Negreiros (PSB)
Administração Pública, Urbanismo e Infraestrutura Municipal:
Presidente: Milton Neris (PP)
Vice-presidente: Adão Indio
Membros: Gerson da Mil Coisas (PSL), Folha (PSD), Júnior Geo (Pros),
Suplente: João Campos (PSC)
Políticas Públicas Sociais:
Presidente: Lúcio Campelo (PR)
Vice-presidente: Major Negreiros (PSB)
Membros: Emerson Coimbra (PMDB), Joaquim Maia (PV), Iratã Abreu,
Suplente: Jucelino Rodrigues
Cidadania, Direitos Humanos, Meio Ambiente, Ética e Decoro Parlamentar:
Presidente: Marilom Barbosa
Vice-presidente: Joel Borges (PMN)
Membros: Hiram Gomes (PSDB), Etinho (PTB), Júnior Geo (Pros),
Suplente: Folha (PSD)
Comissão de Segurança Pública
Presidente: Joel Borges (PMN)
Vice-presidente: Claudemir Portugal (PRP)
Membros: Jucelino Rodrigues (PTC), Gerson da Mil Coisas (PSL), Iratã Abreu (PSD), João Campos (PSC).
Comissão de Assuntos dos Direitos da Mulher
Presidente: Hiram Gomes
Vice-presidente: Milton Neris
Membros: Etinho Alves, Waldson da Agesp, João Campos (PSC),
Suplente: Marilom Barbosa (PSB)