Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Vereador Nêgo pede a criação de um centro de reabilitação pós-Covid em Palmas

Muitos dos recuperados passam a precisar de reabilitação pulmonar, um serviço que não é oferecido na rede pública

Publicado

em

O vereador Nêgo (PDT) defendeu que a Prefeitura de Palmas ofereça um centro de tratamento pós-Covid, para atender cidadãos que tiveram sequelas após serem acometidos pela doença.

O parlamentar sentiu na pele o quanto o novo coronavírus pode prejudicar a saúde e, mesmo após se recuperar da doença, ele precisou de tratamento de reabilitação pulmonar que não é oferecido no SUS.

“É muito caro fazer no sistema particular, custando R$ 100 cada sessão, sendo que cada pessoa precisa de no mínimo dez sessões”, informa o vereador.

Nêgo entende que se o poder público não se posicionar agora, em seis meses ou um ano o quadro dessas pessoas poderá se agravar e assim trazer um grande transtorno ao sistema de saúde municipal.

“Essas pessoas saem do hospital por exemplo, com transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, fraqueza muscular, falta de ar, cansaço, dificuldade para engolir, perda de memória, desnutrição e entre outras enfermidades, e as vezes não possuem condições financeiras de poder arcar com o tratamento”, disse o vereador.

Para oferecer esse centro de reabilitação pós-Covid, o parlamentar, em conjunto com a vereadora Laudeci Coimbra, estarão apresentando um ofício. Todos os vereadores da capital foram chamados para assinar esse documento.

PUBLICIDADE