Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Vereador Hélio Santana destaca início da campanha Novembro Azul em Palmas

Publicado

em

Da redação

Na manhã desta terça-feira, 05, o vereador Hélio Santana concedeu entrevista ao portal JM Notícia com o intuito de alertar os homens de Palmas a participarem da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo a realização de exames para prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

Na entrevista, o parlamentar parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pelos resultados positivos da campanha Outubro Rosa e pelo início da campanha Novembro Azul. “Este é o mês de luta contra o câncer de próstata. Quero alertar os homens de nossa cidade a procurarem as unidades de saúde para fazerem seus exames para prevenção dessa doença, que é tão preocupante”, pontuou Santana.

“É uma campanha que precisa ser difundida porque, de fato, serve para conscientização para que o homem faça os exames médicos”, ressaltou o parlamentar.

Entenda

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, durante o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. O foco da campanha é conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. Por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico desse tipo de câncer, entidades médicas em todo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES/TO), no Tocantins, até o mês de outubro deste ano, já foram diagnosticados 136 casos de câncer de próstata. Em 2018, foram 250 novos casos. No ano passado foram registrados 132 óbitos por câncer de próstata e este ano outros 99 casos.

PUBLICIDADE