JM NOTÍCIA

Usos e costumes: Deus se importa com o que vestimos para ir à igreja?

Muitos cristãos crescem sendo ensinados a usar suas melhores roupas de domingo para ir à igreja todas as semanas. Vestir-se para o culto de é considerado por alguns crentes um sinal de respeito a Deus, respeito à casa de Deus e para honrar o tempo de adoração.

Hoje em dia, as gerações mais jovens de cristãos estão aparecendo na igreja vestidas de maneira mais casual. Essa nova tendência fez com que alguns se perguntassem se vestir a melhor roupa de domingo está de acordo com o que aprendemos nas Escrituras sobre nossas roupas ou o que vestimos para ir à igreja. Esta não é uma questão nova para os cristãos. A forma como nos vestimos para nos reunirmos para o culto tem sido algo que a igreja enfrenta desde o seu início. Tiago, o irmão de Jesus, escreveu uma carta para a igreja em crescimento, que inclui uma breve discussão sobre a questão do que vestir.

“Suponha que um homem entre em sua reunião usando um anel de ouro e roupas finas, e também entre um pobre homem com roupas velhas e imundas. ‘, mas diga ao pobre homem: ‘Fique aí’ ou ‘Sente-se no chão aos meus pés’,  vocês não discriminaram entre si e se tornaram juízes com maus pensamentos?” ( Tiago 2:2-4 ).

Vestir roupas finas não vai ganhar o favor de Deus, e também não deve ganhar o favor de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Deus tem um coração compassivo para com aqueles que não podem comprar roupas bonitas. Não devemos menosprezar aqueles que optam por não gastar seu dinheiro em roupas caras. Somos consistentemente lembrados ao longo das Escrituras para não julgar pelas aparências, porque o que importa para Deus é a nossa fé interior.

De acordo com a Bíblia, Deus está mais preocupado com a condição de nossos corações do que com o que vestimos para ir à igreja.

Deus adverte contra as aparências externas

Na busca de Israel por seu novo rei, o profeta Samuel foi enviado pelo Senhor para ungir o homem que se tornaria o rei. Samuel chegou a Belém e presumiu que Deus escolheria Eliabe – irmão de Davi – porque ele era alto e atraente. Deus corajosamente corrigiu a suposição de Samuel sobre as aparências exteriores.

“Mas o Senhor disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas que as pessoas olham. As pessoas olham para a aparência, mas o Senhor olha para o coração’” ( 1 Samuel 16:7 ).

Samuel fez o que muitos de nós somos culpados de fazer. Julgamos pelas aparências externas sem realmente entender o que está acontecendo sob a superfície no coração de uma pessoa. Embora Davi fosse o mais novo de seus irmãos, e provavelmente o que eles achavam menos qualificado para ser um rei, Deus fez Samuel ungir como o novo rei de Israel. Verdadeiramente, esta história sobre a unção de Davi é uma lição poderosa para os crentes não serem tentados a julgar com base apenas no que vemos.

4 orientações bíblicas sobre o que vestir

Deus certamente está preocupado com o que Seus seguidores “vestem”. Existem versículos bíblicos que são particularmente úteis para entender melhor com o que Deus se importa.

1. Adorne-se com um espírito gentil e tranquilo.

“Não seja o vosso adorno o exterior, como tranças dos cabelos, adereços de ouro ou vestes, mas seja o vosso adorno o homem interior do coração, com a beleza imperecível de um espírito manso e tranqüilo, que aos olhos de Deus é mui precioso” ( 1 Pedro 3:3-4 ).

Nesta passagem, o apóstolo Pedro instruiu as mulheres a não se preocuparem com sua beleza exterior – que é uma pressão avassaladora e um padrão que muitas mulheres enfrentam. Em vez disso, o que mais importa a Deus é que eles se adornem com um espírito manso e quieto. O valor de uma mulher não está em sua beleza exterior, ou nas coisas finas que ela veste, mas sim na condição de seu espírito.

2. Enfeite-se com boas obras.

“Da mesma forma, também que as mulheres se ataviem com traje respeitável, com modéstia e autocontrole, não com tranças, ouro ou pérolas ou trajes caros, mas com o que é próprio de mulheres que professam a piedade – com boas obras” (1 Timóteo 2:9-10 ).

As escrituras deixam claro que devemos nos vestir com roupas respeitáveis ​​e demonstrar autocontrole. Não devemos nos preocupar com roupas caras ou nos concentrar em chamar a atenção por meio de coisas boas. As mulheres devem se adornar com boas obras como resultado de sua fé no Senhor. Isso é o que agrada a Deus.

3. “Tire” seu amor pelo mundo.

“Eu vos escrevo, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno. Não ame o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” ( 1 João 2:14-15 ).

O apóstolo João escreveu uma mensagem poderosa para seus irmãos em Cristo. É grande a tentação de amar as coisas deste mundo e de se revestir dos luxos do mundo. No entanto, a Bíblia ensina que os homens devem “se despojar” do amor do mundo para vencer o maligno em suas vidas. Deus quer que os corações dos homens sejam puros e que amem a Jesus mais do que qualquer outra coisa. Para isso, os homens devem “despir-se” do amor ao mundo e encher o coração de amor a Deus.

4. Vista-se de amor.

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente se algum de vocês tiver alguma queixa contra alguém. Perdoe como o Senhor te perdoou. E, sobre todas essas virtudes, revesti-vos do amor, que os une a todos em perfeita unidade” ( Colossenses 3:12-14 ).

Esta passagem da carta aos Colossenses é frequentemente citada como inspiração de como devemos tratar os outros. É um lembrete radical de como devemos nos preocupar com nossa vestimenta espiritual e com o que está dentro de nossos corações. Deus está preocupado com as partes interiores de quem somos e deseja que nos vistamos com essas coisas justas .

Tudo bem usar o melhor de domingo?

Ao lermos o escopo das Escrituras sobre esse assunto, pode surgir a pergunta se devemos nos vestir bem. Não é errado usar sua melhor roupa de domingo para ir à igreja. No entanto, é importante manter um motivo puro. A condição do seu coração deve ser sua principal prioridade. Estamos nos revestindo primeiro de amor e humildade, compaixão e gentileza?

A maneira como nos vestimos não deve impedir as pessoas de se sentirem bem-vindas na igreja – especialmente aquelas que não podem comprar roupas mais finas ou que optam por administrar seu dinheiro de maneiras diferentes. Da mesma forma, não queremos que as aparências dos outros, ou de nós mesmos, façam alguém tropeçar por mostrar favoritismo. Deus exorta fortemente os cristãos a não mostrar favoritismo, e se o que vestimos na igreja causa favoritismo, então é hora de repensar o que estamos vestindo.

As roupas ou acessórios que usamos não devem incitar nosso orgulho ou auto-edificação. Como crentes, devemos diminuir à medida que Jesus cresce ( João 3:30 ). Lembre-se, a condição do seu coração é infinitamente mais importante para Deus do que o que você decide vestir para os cultos de domingo.

Vista-se de amor

Quando olhamos para as Escrituras, fica claro que Deus se importa mais com a condição de nossos corações do que com o que vestimos para ir à igreja. Devemos primeiro nos revestir de espíritos mansos e tranquilos, e devemos nos adornar com boas obras como resultado de nossa fé em Jesus. Devemos adiar o amor ao mundo e, em vez disso, vestir-nos de compaixão, bondade e humildade. Acima de tudo, devemos nos revestir de amor, porque é isso que Deus deseja para aqueles de nós que estão em missão para compartilhar as Boas Novas de Jesus Cristo.

Artigo originalmente escrito por Pamela Palmer – escritora, palestrante e fundadora do upheldlife.com.

Sair da versão mobile