Ícone do site JM NOTÍCIA

Tocantins tem 14 leitos de UTI bloqueados por falta de medicamentos para intubação

Estado faz gestão junto ao Ministério da Saúde e habilita oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva COVID-1

O Estado do Tocantins tem 14 leitos de Unidade de Trapia Intensiva bloqueados por falta de medicamentos para fazer a intubação dos pacientes, o chamado ‘kit intubação’.

Desses, sete estão Hospital Santa Thereza, em Palmas, que é particular, mas que tem 20 leitos contratados pelo governo para atendimento exclusivo do SUS. Os outros sete são no Hospital Regional de Gurupi.

As informações são do site Integra da Secretaria de Saúde do Estado, que é atualizado com informações sobre a disponibilidade de leitos para covid-19.

A falta do ‘kit intubação’ é um problema nacional diante da quantidade de pessoas que estão sendo intubadas por conta das complicações causadas pelo novo coronavírus.

Atualmente a rede de saúde pública do Tocantins conta com 189 leitos de UTI189 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19, eles estão distribuídos em 11 hospitais, públicos ou privados com convênios com o Estado.

Famílias desesperadas

A falta desses medicamentos tem feito com que muitas famílias busquem o Ministério Público para conseguirem uma vaga de UTI através de decisão judicial.

Segundo o G1, uma dessas famílias conseguiu na justiça a decisão que o Estado deve providenciar o encaminhamento do paciente para a UTI da rede privada, não sendo admitido a ‘omissão injustificada’, que é quando existem leitos vagos ou quando se faz escolha aleatória de outros pacientes.

Sair da versão mobile