Ícone do site JM NOTÍCIA

Tocantins pode ser porta de entrada no Brasil de minério de fosfato produzido por multinacional russa

Uma multinacional russa do setor de fertilizantes pretende investir no Tocantins e procurou o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e da Agência de Mineração (Ameto), para apresentar a atividade comercial da empresa visando parcerias no Tocantins. A reunião entre os executivos da multinacional e o secretário da Sics, Carlos Humberto Lima, e o presidente da Ameto, Mauro Mota, aconteceu neste sábado, 20, no Pavilhão da Mineração na Agrotins.
Sediada na Rússia, a STG Logistic explora fosfato na Síria por meio de acordos bilaterais entre os governos; a  companhia busca novos mercados e tem visado o Tocantins para sediar suas operações no Brasil. O secretário Carlos Humberto Lima se comprometeu a entregar aos investidores um estudo completo sobre o potencial logístico do Tocantins. “A Sics vai preparar um material sobre o polo de fertilizantes de Palmeirante, que está sendo impulsionado pelo Governo do Tocantins através do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics)”.
O polo de fertilizantes de Palmeirante poderá abrigar uma unidade fabril misturadora da STG Logistic no Brasil. O minério entraria no país pelo porto de Itaqui (MA) de onde seguiria por estrada de ferro diretamente para a unidade da empresa em Palmeirante.
Os gestores da Sics e da Ameto se comprometeram a articular um encontro entre os representantes da empresa e os operadores do porto de Itaqui e do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul.
“O Estado do Tocantins tem total interesse nessas tratativas porque não é possível gerar desenvolvimento sem parcerias. Agora, vamos avançar nas negociações e estamos muito entusiasmados com a perspectiva da empresa de escolher o Tocantins como porta de entrada para seus produtos no Brasil”, completou o presidente da Ameto, Mauro Mota.
Sair da versão mobile