Da redação
Dois casos de sarampo estão em investigação no Tocantins. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde, na manhã desta quarta-feira (10). As prováveis vítimas são duas crianças moradoras de Araguaína e de Palmas e têm 1 e 2 anos, respectivamente.
O sarampo é uma das doenças mais contagiosas do mundo, mas até pouco tempo atrás o número de pacientes vinha caindo. O último caso registrado no estado foi em 2000.
A coordenadora de imunização de Araguaína, Samila Braga, falou sobre a situação de Araguaína. “A criança de Araguaína tem um ano de idade, estamos fazendo o serviço de investigação para ver se confirma o sarampo, mas a gente está muito preocupada e pedindo aos pais que estejam atentos ao cartão de vacina dos seus filhos e caso não esteja com a vacina tríplice viral ou tetra viral em dia, procurar um posto para que a gente atualize o mais breve possível”.
Os exames são encaminhados para a Fundação Fio Cruz para confirmação ou não do diagnóstico.
“A vacina é de rotina e está disponível todos os dias na unidade. Sarampo é altamente contagiosa, altamente transmissível, de grande risco para a saúde, principalmente das crianças. A preocupação que temos é de manter esse cartão em dia para evitar a circulação do vírus dentro do município”, disse Samila.
No Tocantins a cobertura vacinal da tríplice viral em 2018 foi de 83,24%, sendo que o mínimo necessário seria de 95% da população alvo. técnica de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Eliana Ribeiro Oliveira, disse que Estado está em constante contato com os municípios para reforçar a busca ativa dos faltosos, principalmente crianças de 01 ano.
Ela afirmou que a vacina Tríplice Viral utilizada para imunização do sarampo, caxumba e rubéola é a forma mais eficaz de se prevenir contra estas doenças.