Ícone do site JM NOTÍCIA

Tocantins fecha acordo comercial com os Emirados Árabes

Da redação JM

Com grande área produtiva, governo do estado busca investimento na agricultura para aumentar área produtiva e atender demanda dos Emirados Árabes – Divulgação Governo do Tocantins

Na manhã desta segunda-feira, 30, o Governador Mauro Carlesse, juntamente com o subsecretário de Comércio Exterior e Indústria, do Ministério da Economia da União dos Emirados Árabes, Abdulla Al Saleh, e o diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento de Investimentos de Dubai, Fahad Al Gergawi, assinaram o “Memorando de Entendimento” entre o Governo do Tocantins e o Governo da União dos Emirados Árabes (UEA). O documento, que inicialmente foi direcionado para a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), permite uma condição especial de negociação com a Federação permitindo a entrada de investimentos entre as duas partes em negociações que se seguem.

+ Governo do Tocantins nomeia novos procuradores do concurso da PGE

+ Tocantins está enquadrado na Lei de Responsabilidade Fiscal, diz Governador Carlesse

Em Dubai e nos Emirados Árabes, se algum empresário da Federação quiser investir em outra parte do mundo, ele precisa de autorização do Governo, e assim também serve para o investidor estrangeiro que queira investir nos UEA.  O Memorando é o termo de cooperação das partes, e o Tocantins é o primeiro dos estados brasileiros que tem acesso às portas de negociações dos Emirados Árabes em 2019.

Segundo o governador Mauro Carlesse, esta é uma grande oportunidade para o Tocantins que possui um enorme potencial produtivo a oferecer, carecendo de investimentos. “O Tocantins está pronto para receber investimento em todas as áreas e vamos trabalhar para que isso ocorra e fortaleça ainda mais a nossa economia. Inicialmente abrimos as portas para a Agricultura que é um mercado de interesse para os países que compõe os Emirados Árabes, mas já estamos trabalhando para que essa abertura alcance outras áreas do nosso Estado, fortalecendo ainda mais a nossa economia e melhorando a vida da nossa população”, destacou o Governador.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, os Emirados Árabes importam 90% da comida que consome e o Estado do Tocantins possui um grande potencial produtivo que carece de investimento, o que pode ser remediado diante de parcerias com as unidades da federação.

“Levando em consideração a questão da segurança alimentar e as necessidades apresentadas, sabemos que os Emirados Árabes precisam importar proteína e nós podemos produzir essa demanda para eles, mas somos carentes de crédito para apoiar o nosso produtor. Por isso, estamos trabalhando aqui para que o país invista em nossas produções e possamos pagar esse recurso com os produtos, além de negociarmos taxas de juros muito baixas, quase zero”, enfatizou César Halum.

Ainda na comitiva do governador Mauro Carlesse, segue o secretário da Fazenda e Orçamento, Sandro Henrique Armando, o secretário extraordinário de Parcerias Público-Privadas, Claudinei Quaresmin, o presidente da Cooperativa Agroindustrial do Estado do Tocantins (Coapa), Ricardo Khouri, e o empresário, Volney Aquino Santos. 

Sair da versão mobile