JM NOTÍCIA

Secretaria Estadual de Saúde diz que situação está sob controle: “não há falta de medicamentos”

Da Redação JM Notícia

O secretário de Saúde do Estado do Tocantins, Renato Jayme, reuniu superintendentes da pasta

Na noite deste domingo (27) o secretário de Saúde do Estado do Tocantins, Renato Jayme, reuniu superintendentes para avaliarem a situação da pasta diante da greve dos caminhoneiros.

Segundo a equipe técnica, a situação geral das unidades hospitalares está sob controle e nenhum serviço deixou de ser prestado até o momento. A preocupação de que a falta de caminhões prejudicasse o abastecimento de medicamentos e insumos foi descartada, pois os hospitais estaduais estão abastecidos de medicamentos para pelo menos mais 15 dias. Os hemocomponentes também estão regulados, atendendo as prioridades hemoterápicas.

As cirurgias de emergência estão sendo realizadas normalmente e as cirurgias eletivas estão seguindo o cronograma de regulação, inclusive o mutirão Opera Tocantins continua em funcionamento.

O abastecimento das ambulâncias, que atendem as unidades hospitalares da rede estadual na região Central e Sul está normalizado. Já as regiões Sudeste, Sudoeste e Bico do Papagaio receberão combustível extra neste domingo para garantir o funcionamento das ambulâncias nos próximos dias.

A Secretária Estadual de Saúde irá monitorar os carregamentos dos fornecedores de medicamos e insumos essenciais que estão previstos para chegar na próxima semana. Caso a greve continue, a pasta pedirá apoio da Polícia Militar para acompanhar os veículos até a o estoque.

Outra medida determinada pela pasta é disponibilizar veículos para os servidores HGP, Hospital Infantil e Hospital Dona Regina que não consigam atendimento pelo sistema público de transporte. A SES ainda estimula que os servidores realizem o chamado “carona solidária” para economizarem combustível.

Sair da versão mobile