Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Política

Rubens Uchôa apresenta PL que institui a política municipal de prevenção ao suicídio

Parlamentar citou a importância de políticas para o tratamento de depressão que está associada com os números alarmantes de suicídio no mundo

Publicado

em

O vereador Rubens Uchôa (Cidadania), apresentou na manhã desta terça-feira (13) um projeto de lei que institui a política municipal de prevenção ao suicídio.

Antes de apresentar o seu projeto, o parlamentar leu a carta de uma adolescente palmense que tentou tirar sua própria vida após ser rejeitada pelo namorado e pelos pais por estar grávida.

A tentativa de suicídio a fez perder os movimentos das pernas, além de perder o bebê. “Eu fiquei para viver um luto eterno”, lamenta a jovem de 16 anos na carta.

Atualmente uma pessoa suicida-se no mundo a cada 40 segundos, sendo que muitos dos casos estão ligados à depressão, doença que atinge mais de 12 milhões de brasileiros segundo a OMS.

“A depressão está matando muita gente”, alerta o vereador ao justificar o seu pedido. “O objetivo [do projeto] é despertar a população para prevenção do suicídio”.

Uchôa propõe ações fundamentais a serem realizadas pelo poder público para enfrentar a depressão e evitar o suicídio.

Requerimento para farmacêuticos serem prioridade na vacinação

Rubens Uchôa também solicitou a inclusão de um requerimento de sua autoria para que farmacêuticos sejam inclusos na lista de prioridade de vacinação na cidade de Palmas.

“Os farmacêuticos têm desempenhado um importante papel assistencial no enfrentamento da pandemia. Não somente nas unidades de atendimento hospitalares e ambulatorial, mas também nas farmácias”, justificou.

Uchôa falou sobre o contato direto que esses profissionais mantém com pessoas doentes todos os dias, inclusive pessoas com covid-19.

 

 

PUBLICIDADE