JM NOTÍCIA

Residentes conhecerão de perto a rede de saúde de Palmas

Nos dias 05 e 06 de março, 120 novos profissionais e residentes dos Programas de Residência em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) conhecerão de perto os cenários de práticas da especialização. A cerimônia de acolhimento do Projeto acontece a partir das 9h, no Auditório do Instituto Vinte de Maio (IVM), em Palmas. 

+ Palmas sedia o I Encontro Tocantinense de Residentes em Saúde e II Mostra Científica da Fesp

Para que os novos residentes tenham conhecimento sobre os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas, a Fesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Palmas (Semus) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), realizará a segunda edição do ‘Projeto Vivências e Estágios na Realidade do SUS’, o ‘Viver-SUS’ 2020, que ocorrerá nos dois dias desta semana, integrando a semana do ‘VI Encontro do Plano Integrado em Residências em Saúde’, para acolher os novos residentes.

Divididos em grupos, os residentes irão conhecer in loco várias unidades de saúde e os serviços que são ofertados ao usuário do SUS. Dentro da programação do ‘Viver-SUS’, eles passarão pelos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas), Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Crefisul, Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul (Upas), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede. Em todos os locais, os colaboradores que são profissionais da saúde farão a recepção aos residentes e também a apresentação dos espaços e serviços.

Lucas Justino, que está coordenando o ‘Projeto Viver-SUS’,  relata que toda a dinâmica das visitas foi planejada para que o residente se sinta acolhido no cenário de prática. “Capacitamos os profissionais que serão nossos colaboradores durante o projeto para que as atividades sejam bem organizadas, que a apresentação do serviço e da rotina de trabalho seja executada de forma clara, buscando mostrar ao residente o seu papel e o do preceptor dentro do serviço. No momento das visitas queremos aproveitar para apresentar um pouco dos sistemas de informação e fluxo de referência e contra referência da rede de saúde, além da apresentação da estrutura física das unidades e das equipes”, pontuou o coordenador.

A previsão é que os 120 residentes participem do ‘Projeto Viver-SUS’, sendo 83 dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Saúde coletiva, Saúde Mental, Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, 25 da Residência em Medicina da Família e Comunidade, além de seis residentes do Programa Uniprofissional em Clínica Integrada do Adulto e seis de Medicina Veterinária.

Sair da versão mobile