Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Brasil/Mundo

RenovaMídia encerra as atividades por falta de segurança jurídica

Site foi citado na CPI da Pandemia e teve seu sigilo bancário quebrado

Publicado

em

O site de notícias RenovaMídia, conhecido por seu viés conservador, encerrou suas atividades após seis anos de trabalhos alegando insegurança jurídica.

Em nota, assinada por Tarciso Morais, lemos que os motivos para o fim do portal foram a perseguição política, inclusive por parte de parlamentares, e as decisões do Supremo Tribunal Federal.

“Infelizmente, não há mais segurança jurídica no país para um jornal independente, sem amarras políticas, manter suas atividades”, diz a nota.

O site foi citado no relatório final da CPI da Pandemia, sendo acusado de fazer parte do suposto “núcleo de produção e disseminação de fake news”. Além disso, o site teve o sigilo bancário quebrado, fiscal e telemático quebrados a pedido do senador Renan Calheiros.

“Além da perseguição por parte de parlamentares, como ficou bem evidente na CPI da Pandemia, temos um Supremo Tribunal Federal que ameaça dia após dia a liberdade de expressão com medidas autoritárias e antidemocráticas”, diz outro trecho da nota.

Outro ponto citado é a falta de recursos vindos de empresas como o Google, principal fonte de recursos de sites de pequeno porte. O RenovaMídia afirma que nos últimos anos teve sua receita reduzida em mais de 90%.

Leia a nota na íntegra:

Comunicado

RenovaMídia sai do ar por falta de segurança jurídica no Brasil

Após quase seis anos de muito trabalho, é com pesar que anuncio o congelamento das atividades jornalísticas da RenovaMídia.

Ao longo deste período, nós mantivemos uma cobertura em tempo real do Brasil e do mundo, sempre pautados por fatos, deixando os leitores formarem suas próprias opiniões.

No entanto, infelizmente, não há mais segurança jurídica no país para um jornal independente, sem amarras políticas, manter suas atividades.

Além da perseguição por parte de parlamentares, como ficou bem evidente na CPI da Pandemia, temos um Supremo Tribunal Federal que ameaça dia após dia a liberdade de expressão com medidas autoritárias e antidemocráticas.

Enquanto isso, as gigantes tecnológicas, em parceria com a grande mídia, continuam sua campanha de cerceamento da propagação do conteúdo e do financiamento dos jornais de pequeno porte.

Para se ter uma ideia da dimensão deste ataque das big tech ao jornalismo independente, o Google reduziu em mais de 90% o retorno financeiro da RenovaMídia com mídia programática nos últimos anos.

Escrevo este comunicado para agradecer ao apoio de todos os leitores que sempre valorizaram nosso trabalho e impulsionaram nosso conteúdo nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

É importante enfatizar que existe a possibilidade de retornarmos aos trabalhos, desde que ocorra uma mudança no cenário político brasileiro.

Portanto, tenho fé que este comunicado não é um adeus, mas um até breve!

Deus abençoe a todos!

Tarciso Morais

Fundador da RenovaMídia

PUBLICIDADE