JM NOTÍCIA

Programa Catarata Zero em Porto Nacional beneficia cirurgias eletivas

As cirurgias foram totalmente gratuitas para os pacientes

Em apenas dois dias, 39 pacientes foram beneficiados com cirurgias eletivas de Catarata numa clínica particular de oftalmologia conveniada com a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde. Os procedimentos aconteceram em pleno feriado de carnaval, entre os dias 24 e 25 de fevereiro, onde os pacientes passaram a enxergar melhor, podendo retornar às suas atividades do dia a dia com qualidade de vida.

As cirurgias foram totalmente gratuitas para os pacientes, a maior parte idosa e moradores de diferentes municípios da região Amor-Perfeito – Brejinho do Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Silvanópolis.

Eles aguardavam em uma lista de espera e, posteriormente, passaram por avaliação médica para o início dos procedimentos. Toda a logística de transporte, marcação de consultas e retornos é realizada pela equipe da Secretaria.

As cirurgias fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Programa “Tocantins Catarata Zero”. Os procedimentos foram feitos em uma das clínicas conveniadas, a Orbcenter – Saúde dos Olhos, no centro de Porto Nacional, pela equipe do médico especialista Onilson Batista.

Para a gestão municipal, o procedimento significará o fim de uma longa espera em filas para pacientes da região.

A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, comentou que a ação tem como intuito minimizar a demanda crescente de casos operáveis da doença no Município.

“Trata-se de um momento histórico, pois é um avanço na área que é um dos maiores gargalos da saúde pública. Ampliando o número de cirurgias eletivas, garantimos mais qualidade de vida aos pacientes”, destacou.

Região Amor-Perfeito

Nos dias 24 e 25, respectivamente, uma das clínicas credenciadas operou pacientes das cidades de Porto Nacional, Ipueiras, Silvanópolis, Lizarda, Fátima, Pindorama, Monte do Carmo, Chapada da Natividade e Oliveira de Fátima – municípios que fazem parte da região de saúde Amor-Perfeito.

Tocantins -Catarata Zero

Para essa primeira etapa do programa ‘Tocantins Catarata Zero’, cinco clínicas foram credenciadas junto à Prefeitura de Porto Nacional e juntas irão realizar 1.147 procedimentos, atendendo 13 municípios da região.

O programa da senadora Kátia Abreu tem como meta realizar 20 mil cirurgias nos 139 municípios do Tocantins. O objetivo da parlamentar é zerar as filas do SUS para as cirurgias de Catarata em todo o Estado. Para isso destinou, em 2019, R$ 6 milhões em emenda parlamentar para a primeira etapa, que deve ser concluída até o final do mês de março.

Sair da versão mobile