Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Brasil/Mundo

Profissões com mais saída em 2021

As empresas passaram a olhar para os recursos humanos de outra forma, privilegiando a flexibilidade e a capacidade dos seus trabalhadores se adaptarem a novas rotinas e demandas.

Publicado

em

O mercado de trabalho está passando por um momento bem complicado, principalmente por causa da pandemia de Covid-19. No entanto, algumas profissões tiveram um crescimento grande na procura por parte das empresas.

As empresas passaram a olhar para os recursos humanos de outra forma, privilegiando a flexibilidade e a capacidade dos seus trabalhadores se adaptarem a novas rotinas e demandas.

Para quem está agora escolhendo a sua profissão, é positivo ter em mente quais são as melhores carreiras para que, no futuro, tenham boas oportunidades de trabalho.

E nesse sentido, é bom estar a par das últimas tendências de contratações. Entre as profissões com mais saída em 2021, existem várias áreas de atuação, por isso existem carreiras para todos os “gostos”.

10 Profissões com mais saída em 2021

Se algumas carreiras estão passando por sérias dificuldades, como aquelas relacionadas com o turismo, por exemplo, outras estão vendo nessa pandemia uma oportunidade para se afirmarem como essenciais no mercado de trabalho moderno.

Para fazermos a seleção das profissões com mais saída esse ano, tomamos em consideração as informações dadas pelo Guia das Profissões, assim como alguns dados recolhidos por empresas de recursos humanos.

Além das profissões com mais saída nos dias de hoje, vamos adicionar também nessa listagem aquelas cujo futuro é mais promissor.

Vejamos!

1)   Analista de Marketing Digital

Com a pandemia, muitas empresas tiveram que se voltar para o mundo digital para continuarem funcionando. Assistimos a um crescimento brutal das lojas virtuais (e-Commerce), até porque as pessoas evitam andar nas ruas com medo de contraírem o novo coronavírus.

Por isso, a necessidade de ter especialistas em marketing digital é muito grande. O analista de marketing digital é um desses profissionais, indispensáveis em empresas que queiram investir forte no mundo online.

2)   Especialista em e-Commerce

Como dissemos, o e-Commerce teve um crescimento significativo nesse último ano. Se já havia uma tendência de crescimento desse comércio antes da pandemia, quando nos vimos obrigados a ficar em casa, a solução passou mesmo por fazer compras através da internet.

Sendo assim, é fácil perceber que as empresas tiveram de apostar todas as suas fichas na contratação de profissionais especialistas nas vendas pela internet, e em particular aqueles que são experientes em lojas virtuais.

3)   Analista de Dados

Para o sucesso de qualquer campanha de marketing, e até para o próprio sucesso do negócio, é preciso estar consciente de quem é o público-alvo. Quais os seus hábitos de consumo? O que as pessoas estão procurando? O que elas gostam? O que elas estão comprando?

Todas essas informações, tanto online, como offline, são estudadas pelo analista de dados. As empresas estão cada vez mais conscientes que, para terem bons resultados, precisam de ter em consideração os dados e tomá-los como base do seu trabalho.

4)   Designer gráfico

Apesar de não ser ainda uma das profissões com mais saída nessa época de pandemia, tudo indica que terão grandes chances no pós-pandemia. Todas as empresas estão esperando pelo fim da conjuntura atual para fazerem grandes campanhas de marketing, na esperança de recuperarem o tempo “perdido”.

Por isso, o designer gráfico, ou designer criativo, vai ser um dos profissionais em alta nos próximos anos.

5)   Consultor de Marketing

Da mesma forma que o designer gráfico vai ser um dos profissionais mais procurados no pós-pandemia, o consultor de marketing também. Aliás, todos os profissionais ligados ao marketing, e marketing digital, vão ter grandes oportunidades de trabalho no período pós-pandemia.

O consultor de marketing é o responsável por criar todas as estratégias de marketing de uma empresa e, como tal, é essencial para o sucesso das campanhas.

6)   Enfermeiro

A pandemia de Covid-19 veio mostrar ao Brasil, e ao mundo todo, que não valorizamos os nossos profissionais de saúde. Eles se desdobram em mil para garantir que todas as pessoas são cuidadas com dignidade e competência.

A contratação de enfermeiros foi bem mais alta nesse último ano, muito pela grande necessidade de cuidados em Covid-19. No entanto, a tendência é que continuem a ser procurados nos próximos anos, de forma a garantir o bom funcionamento hospitalar em todos os momentos.

7)   Cirurgião Geral

Como dissemos, a área da saúde tem estado em foco. Nesse sentido, o cirurgião geral tem sido um dos profissionais mais procurados. Além de serem muito importantes em um hospital, a verdade é que não existem tantos profissionais na área quanto aquela que é necessária.

8)   Médico Geneticista

A genética tem evoluído muito nos últimos tempos. Os conhecimentos que temos hoje são muito maiores, permitindo-nos saber que um paciente terá uma doença, antes mesmo de sequer apresentar sintomas.

Portanto, no que diz respeito a medicina preventiva, o médico geneticista tem sido um profissional essencial. E como todos queremos uma boa qualidade de vida, e cada vez melhor, a procura por esses profissionais é crescente.

9)   Engenheiro Ambiental

O meio ambiente tem estado no centro das atenções nos últimos anos por conta das mudanças climáticas. Mas a pandemia de Covid-19 veio mostrar que, realmente, temos de olhar mais para o nosso planeta e pensar como viver bem, sem destruirmos a diversidade ecológica ou invadirmos espaços florestais.

Nesse sentido, a procura por engenheiros ambientais tem tido um maior crescimento, e os próximos anos serão de ouro para todos os profissionais da área da ecologia.

10)              Engenheiro Informático

O engenheiro informático é um dos profissionais mais procurados atualmente. Tendo em conta que as empresas sentem a necessidade de marcar a sua presença online, para que os projetos se concretizem, precisam de contratar um engenheiro informático.

Portanto, essa é uma das profissões com mais saída em 2021, mas a tendência é que continue sendo nos próximos anos.

 

Concluindo:

O mercado de trabalho sofreu muito com o surgimento da pandemia de Covid-19. No entanto, se algumas profissões sofreram uma quebra acentuada, outras viram nesse contexto uma oportunidade de se afirmarem.

Profissões das áreas da saúde, serviços digitais e ambiente são aquelas que mostram maiores chances de crescimento, não só esse ano, mas nos próximos anos também.

O mundo está cada vez mais digital e todas as profissões ligadas à internet terão um futuro brilhante pela frente.

O ambiente é uma preocupação mundial e, por isso, profissões que estão ajudando a reverter as mudanças climáticas vão estar em alta também.

Da mesma forma, o setor da saúde vai ser olhado com mais atenção, até porque essa pandemia deixou expostas as muitas fragilidades que existem.

Sem dúvida, esses três setores vão apresentar muitas contratações em 2021, mas também no pós-pandemia.

 

 

PUBLICIDADE