A Prefeitura de Araguaína fechou um acordo com o Tekhnopark (parque tecnológico) da Fundação Skolkovo (uma espécie de Vale do Silício russo), de Moscou, e estará representada no Startup Village, feira internacional de startups que será realizada na capital russa pela 11ª vez na história. O evento acontece nos dias 24 e 25 de maio e, no ano passado, teve a participação de 65 mil participantes ligados a negócios de 75 países diferentes, com 300 palestrantes e cerca de 1,5 mil startups. A expectativa é que o evento seja ainda maior em 2023.
Além de buscar novas tecnologias para ampliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, o acordo e a participação na Startup Village visam atrair investimentos de startups para Araguaína, que, ao apostar na cidade, podem ter abertura internacional para expansão dos negócios.
“Isso se encaixa perfeitamente com o trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo na área de ciência, tecnologia e inovação. Araguaína já é referência nesse campo: fomos um dos dez municípios brasileiros a criar um sandbox regulatório, o que significa que tanto já temos uma legislação adequada para receber essas soluções inovadoras que vêm de lá, como também podemos servir de ‘trampolim’ para startups” destaca o secretário da Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação de Araguaína, Fabiano Souza.
Ainda segundo o secretário, essa é uma missão importante por permitir olhar, em Moscou, o que vem sendo feito pelas startups de lá, descobrindo soluções que podem ser trazidas a Araguaína, beneficiando a população e contribuindo com o desenvolvimento da cidade.
Detalhes do evento
Por 11 anos, a Startup Village serve de plataforma única de discussão de ideias e tendências tecnológicas para a comunidade internacional de startups, promovendo encontros entre os representantes de startups e empresários de sucesso, investidores anjos, grandes empreendedores e especialistas da área de ciência, tecnologia e inovação, formando as novas gerações de fundadores e inovadores de startups.