A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 20, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, a solenidade de formatura do primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque (I COPC).
O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do Deputado Estadual Léo Barbosa, Paraninfo da turma, do coronel da PM do Pará – Sandro Augusto de Sales Queiroz, Coordenador Geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública, dentre outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.
O curso iniciou no dia 1º de novembro de 2022, com 54 alunos, tendo carga horária de 365 horas/aulas distribuídas em 21 disciplinas. O curso testou seus participantes nos limites de suas capacidades físicas e mentais, exigindo esforço e dedicação. O major PM Vilson Rodrigues da Silva Júnior foi o Coordenador do Curso, e durante a solenidade realizou a apresentação da turma ao Comandante-geral da PMTO.
Ao final da jornada, encerrada no dia 19 de dezembro de 2022, concluíram com êxito o curso 35 alunos, sendo: 15 (quinze) Policiais Militares do Tocantins, 03 (três) Policiais Militares do Estado do Mato Grosso do Sul, 02 (dois) Policiais Militares do Estado do Pará, 01 (um) Policial Militar do Estado de Roraima, 01 (um) Policial Militar do Paraná, 01 (um) Policial Rodoviário Federal, 03 (três) Policiais Penais do Estado do Tocantins, 01 (um) Policial Penal do Estado de Rondônia, 01 (um) Policial Penal do Rio Grande do Norte e 07 (sete) Policiais Militares da Força Nacional de Segurança (FN) – sendo; 01 (um) da PMTO, 01 (um) do Amapá, 01 (um) do Maranhão, 01 (um) da Paraíba, 01 (um) da Bahia, 01 (um) de Sergipe, 01 (um) do Mato Grosso.
O primeiro colocado do Curso foi o 2º tenente da Polícia Militar do Paraná Guilherme Ganem de Almeida Cezar. A segunda colocada foi a major da PM do Tocantins Marlene Alves Borges Machado, única mulher a finalizar o I COPC, e primeira policial feminina a realizar este tipo de instrução na Polícia Militar do Tocantins. Já o terceiro colocado foi o cabo da PMTO Luiz Fernando Palmeira. Os três primeiros colocados receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes, além de receberem respectivamente o elmo espartano (capacete destinado a defender a cabeça do guerreiro durante a batalha), a flâmula utilizada durante o curso, e a bandeira do curso. Os demais alunos receberam seus brevês das mãos de seus padrinhos e madrinhas.
A oradora da turma, major PM Marlene Alves, iniciou suas palavras agradecendo a Deus pela conquista, e ao comando da PM pela oportunidade de realização do I COPC. A militar, emocionada, lembrou do esforço e dedicação de cada profissional em todos os dias de instrução, e do apoio imprescindível da família, que foi o suporte de todos, em tão árdua conquista. “Fomos forjados, tivemos que enfrentar muitos desafios e superar nossos limites para chegarmos ao final desta jornada, somos vencedores, nos tornamos a primeira turma do Curso de Operações de Polícia de Choque realizado no Tocantins. Parabéns a todos nós e ao Senhor Deus toda honra e glória por este momento”, declarou major Marlene.
O Deputado Estadual Léo Barbosa, filho do governado do Tocantins Wanderley Barbosa, destacou o esforço e dedicação de seu pai no aprimoramento da segurança pública do Estado, e se comprometeu como parlamentar a apoiar as instituições que integram as forças de segurança do Tocantins. “Temos muito orgulho de participar deste momento tão importante e de ser escolhido para paraninfo da turma. Capacitar profissionais em tão elevado grau de instrução é um desafio, nossa população e a dos demais estados que enviaram seus profissionais para este curso são as maiores beneficiadas come esta ação. Parabéns a todos que concluíram com êxito esse curso”, destacou o parlamentar.
O Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressaltou a importância da formação dos policiais que realizaram o primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque. “Esses profissionais estão capacitados agora para desenvolver as funções previstas para o emprego policial nas atividades de operações de choque, como um especialista dessa atividade, com desprendimento e espírito de corpo de modo a empregar os equipamentos de choque, armamentos, agentes químicos e tecnologias não letais, dentro da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade. Toda nossa gratidão ao governador Wanderley Barbosa que não mede esforços para qualificar e capacitar os profissionais das instituições responsáveis pela segurança pública do Tocantins. Parabéns aos mais novos choqueanos do sol, que venceram este desafio e hoje recebem o mérito de seus esforços”, finalizou coronel PM Barbosa.
O evento contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), da Cavalaria (Regimento de Polícia Montada – RPMON), de policiais militares do Quartel do Comando Geral da PMTO, e dos alunos de Curso de Formação de Praças (CFP) da PMTO, que integraram a Companhia de Desfile.
Homenagem da I COPC
O nome da turma “Sargento Anamon Rodrigues de Sousa” foi escolhido em referência à memória do policial militar que serviu no Batalhão de Choque da PMTO e tombou em combate no início deste ano. Ele foi representado na solenidade por suas filhas, Mara Helena Pereira Rodrigues, de cinco anos, e Ana Clara Barbosa Rodrigues Silva, de dois anos.
Fotos: Ademir dos Anjos