Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Tocantins

Polícia Militar divulga edital de seleção para admissão especial de militares

Seleção visa formar cadastro de policiais militares da reserva remunerada da PMTO para exercer atividades administrativas da corporação

Publicado

em

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), torna público o Edital n° 001/2022, de seleção para formação de cadastro para a admissão especial de militares da reserva remunerada da PMTO.

Para participar da seleção, o candidato deve ser policial militar da reserva remunerada, com proventos integrais da PMTO; ter idade máxima até 59 anos; ter passado para a reserva remunerada, no mínimo, com comportamento bom, e apresentar os documentos obrigatórios listados em edital.

O processo seletivo para formação do cadastro compreenderá cinco etapas: inscrição entre os dias 21 de março e 4 de abril, exclusivamente via e-mail; avaliação de saúde; exame de capacidade física, investigação social e parecer do Comandante-Geral. A última etapa consiste na convocação dos militares de acordo com a necessidade e conveniência da administração militar.

O resultado final da seleção para formação de cadastro será elaborado pela comissão, e após será homologado pelo Comandante-Geral da PMTO e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).

Após efetivação do cadastro, a corporação realizará o processo de avaliação do militar, de acordo com a área afim a ser suprida, e após as etapas de avaliação e treinamento, os militares cadastrados e aptos no processo seletivo serão relacionados e ficarão sujeitos a convocação especial do Comandante-Geral e posterior admissão por ato do Chefe do Poder Executivo, a ser publicado em diário oficial do Estado, para atuar em órgãos da PMTO, ou para atuar por cessão a outros poderes ou órgão da administração direta ou indireta, por meio de convênio, cooperação ou parceria, de acordo com os termos da lei.

Para o comandante-geral da PMTO, coronel Julio Manoel da Silva Neto, “a publicação deste edital de seleção é mais um ganho para a Corporação e para muitos policiais militares nossos que hoje estão na reserva remunerada da PMTO, mas dispõem de boas condições físicas e de saúde, além de qualificação técnica para desempenhar com qualidade atividades administrativas da Corporação, nos permitindo otimizar o nosso efetivo da ativa para atividades estritamente operacionais, permitindo assim uma maior cobertura de policiamento e maior segurança para a nossa população”, destacou o Comandante-Geral.

Legislação

A admissão especial de militares da Reserva Remunerada está prevista na Lei Estadual n° 3.271 de 08 de dezembro de 2020, Decreto n° 6.314 de 21 de setembro de 2021 e Instrução Normativa n° 003/2021.

A admissão especial de militares da reserva não gera direito a promoções e progressões reservadas ao pessoal da ativa, os quais ficarão administrativamente vinculadas à Diretoria de Gestão Profissional da PMTO. Todavia os profissionais, no desempenho de suas funções, poderão utilizar uniformes, armamento e equipamentos adequados à função, conforme regulamento da instituição.

O candidato poderá obter mais informações através  do e-mail: [email protected] e no endereço eletrônico www.pm.to.gov.br, na aba concursos.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

PUBLICIDADE