Ícone do site JM NOTÍCIA

Perigo: maioria dos brasileiros acha que país corre risco de virar comunista, diz pesquisa

No último sábado, 1º de julho, o Instituto Datafolha divulgou os resultados de uma pesquisa que abordou diversos temas recorrentes na política brasileira nos últimos anos. O estudo revelou que 52% dos brasileiros entrevistados acreditam que o país enfrenta o risco de se tornar uma nação comunista. Essa percepção é ainda mais elevada entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), chegando a 73%. Durante a corrida presidencial de 2022, Bolsonaro repetiu essa afirmação em sua campanha contra o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 50,9% dos votos.

Outro tema abordado na pesquisa foi a ditadura militar. De acordo com o levantamento realizado pelo Datafolha, 47% dos entrevistados afirmaram que não houve benefícios para o país durante o regime militar, enquanto 36% acreditam que a ditadura trouxe aspectos positivos.

A pesquisa também revelou dados sobre a polarização política no Brasil. Um total de 29% dos entrevistados se consideram “petistas raiz”, ou seja, apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT), enquanto 25% se identificam como bolsonaristas, seguidores do presidente Bolsonaro.

Quando questionados sobre o legado dos governos do PT (2003 a 2016) e do governo Bolsonaro (2019 a 2022), 33% dos entrevistados afirmaram enxergar aspectos positivos em ambos os períodos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de junho, em 112 municípios, com a participação de 2.010 pessoas maiores de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com JovemPan

Sair da versão mobile