O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou nesta segunda-feira (19) sobre o movimento de parlamentares pelo avanço de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), que prevê a implantação do semipresidencialismo no Brasil.
“Acabou a época de projetos esquecidos nas gavetas. E o semipresidencialismo é mais um desses. Surgiu antes da crise atual. Não é invenção minha […] Podemos, sim, discutir o semipresidencialismo, que só valeria para as eleições de 2026, como qualquer outro projeto ou ideia que diminua a instabilidade crônica que o Brasil vive há muito tempo”, afirmou no Twitter.
Em reportagem neste domingo, o jornal O Estado de São Paulo revelou que minuta da PEC foi apresentada na semana passada em reunião dos líderes partidários. Nesta segunda, Lira reafirmou seu compromisso com o colégio de líderes para definir os temas a ser pautados pela Câmara.
Os deputados debatem uma série de reformas políticas e eleitorais, que Lira pretende aprovar a tempo de serem implementadas já no ano que vem.
Com informações Congresso em Foco