Nesta terça-feira, 25, o vereador e deputado federal eleito, Filipe Martins (PL) pediu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que dê andamento ao Projeto de Lei de sua autoria (PL) 007/2021, que propõe a proibição do uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas de Palmas.
“Sabemos que tentam impor essa aberração, que é a linguagem neutra. Peço a brilhante comissão, que dê celeridade ao projeto que está protocolado desde 2021, mas que por interesses de pessoas contrárias, nunca foi pautado”, disse o parlamentar durante reunião da comissão.
Na ocasião, o vice-presidente da CCJ, vereador Eudes Assis disse que o PL entrará em pauta na próxima semana. “É o compromisso dessa comissão”, disse.
A chamada linguagem neutra é uma ideia defendida por alguns grupos que afirmam que a Língua Portuguesa é preconceituosa e machista. Assim, os militantes visam uma mudança radical na norma culta do português.
Por exemplo, palavras como “todos” ou “todas” são substituídas por “todes” ou “todx”. Pronomes como “dele” ou “dela” são substituídos por “dili” ou “delx”.