Da redação
Com o objetivo de fortalecer o Controle Externo do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), o presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade, e o reitor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, assinaram nesta quarta-feira,9, um convênio para a criação de uma ferramenta digital que permitirá a análise das despesas públicas disponíveis nos portais de transparência dos órgãos estaduais e municipais.
+ TCE/TO capacita servidores estaduais sobre sistema de licitação, contrato e obra
O ato de assinatura, que aconteceu no gabinete da presidência do TCE, em Palmas, contou com a presença o diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) da Unitins, Silvano Maneck Malfatti; o gerente de projetos do Escritório de Soluções Criativas do NIT, professor Fredson Costa; a diretora-geral do Controle Externo do TCE, Dênia Luz; e o coordenador da Comissão de Integração do Sicap, Jônatas Soares Araújo.
O sistema realizará a coleta, armazenamento, análise dos dados e elaboração de relatórios sobre os portais de transparência, bem como, disponibilizar as informações em forma de gráficos, facilitando o processo de tomada de decisão pelos gestores, sociedade em geral e Tribunal de Contas.
O presidente da Corte de Contas comentou a importância da aproximação com a universidade, explicando que as instituições de ensino superior são as molas mestres propulsoras do desenvolvimento do País. Severiano disse ainda que a intenção é transformar essa ferramenta em um case de sucesso.
“Essa parceria é de suma importância, porque teremos um fortalecimento do nosso trabalho, utilizaremos a expertise que a Unitins possui, através do seu corpo técnico e laboratórios na área de Tecnologia da Informação, para desenvolver os sistemas, e com isso teremos fiscalização mais efetiva, dando mais resultados e de forma mais rápida à sociedade e administração pública do Estado”, acrescentou o presidente do TCE.
Já o reitor da Unitins ressaltou que a instituição de ensino agradece a confiança depositada pelo TCE e está aberta a parcerias, e essa com o Tribunal é mais um exemplo do que vem acontecendo dentro da universidade, que passa por um grande processo de reestruturação. Ele lembrou que as parcerias com outros órgãos demonstram que a instituição se consolida como um braço forte do governo do Estado na área da Educação e com expertise e condições de contribuir em diferentes frentes para o desenvolvimento do Tocantins.