A Prefeitura de Palmas receberá 3,5 mil doses da vacina da Pfizer/Astrazeneca, o único imunizante que foi testado em grávidas e mulheres que acabaram de dar à luz.
A nota técnica do Ministério da Saúde enviada na semana passada coloca gestantes sem comorbidades no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19.
O Brasil perdeu 1.000 gestantes desde o começo da pandemia, mulheres com e sem doenças crônicas que não resistiram às complicações causadas pela doença.
A prefeita Cinthia Ribeiro comemorou a chegada das vacinas na capital. “Palmas receberá 3,5 mil doses da vacina da #Pfizer. O público prioritário: as grávidas com e sem comorbidades e tb puérperas. É a única vacina testada e aprovada p/ este público específico. Em 2021 houve aumento de 113% de óbitos de grávidas contaminadas por #COVID19 Esperança!”
Cinthia também falou em seu Twitter sobre os cuidados necessários para armazenar esse imunizante.
“As doses da vacina da #Pfizer serão destinadas apenas às capitais. É necessário armazenamento em super freezers a -70°C. Nossa rede de frios está prontinha e será inaugurada em um momento super importante p/ Palmas. A parceria com a #UFT possibilitará um serviço de excelência.”