Osvany Luz desponta como alternativa de renovação para o Senado pelo Tocantins em 2026

O cenário político do Tocantins para as eleições de 2026 começa a desenhar suas primeiras movimentações de bastidores. Um dos nomes que tem circulado nos círculos políticos é o da líder social, jornalista e administradora Osvany Luz, que vem sendo cotada para disputar uma cadeira no Senado Federal.

A movimentação ocorre em reuniões nos bastidores da capital e tem ganhado força à medida que lideranças municipais e setores da sociedade civil discutem alternativas para as duas vagas ao Senado que estarão em jogo no pleito de outubro. Os senadores Eduardo Gomes (PL) e Irajá (PSD) — ambos com mandatos que se encerram em 2027 — entram no ciclo de reeleição, o que amplia o interesse de partidos e grupos políticos na montagem de candidaturas e alianças.

Osvany Luz já havia sido cogitada para cargos legislativos municipais em ocasiões anteriores. Atualmente, seu nome passa a ser mencionado em um contexto estadual, em meio à discussão sobre renovação da bancada tocantinense em Brasília. O cenário de duas vagas no mesmo pleito costuma acirrar a disputa por espaço e aumentar o número de pré-candidaturas em circulação.

Ainda não há anúncio oficial sobre a candidatura de Osvany Luz. O calendário de filiações e as convenções partidárias devem definir os rumos da disputa nos próximos meses.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS NO JM