Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Opinião

O que a Bíblia diz sobre dietas? É pecado ou não?

Alguns dos versículos mais importantes da Bíblia sobre fazer dieta e cuidar do corpo não tratam de alimentos específicos, mas cultivam uma atitude em relação à comida, ao corpo e ao consumo

Publicado

em

 

Por Sergiano Reis

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE DIETAS? É PECADO OU NÃO?

A paz do Senhor Jesus! Todo mundo tem uma opinião nos dias de hoje sobre o que significa ter um corpo saudável. Algumas pessoas têm dietas incrivelmente rígidas, com rotinas de treino rigorosas e cuidados rigorosos. Outros comem o que querem, fazem pouco esforço em seus exercícios e ficam felizes com essa decisão. A maioria das pessoas cai em algum lugar no meio desses extremos.

Diante disso uma pergunta ressalta: O que é uma dieta saudável de acordo a Palavra de Deus? E essa resposta temos na Bíblia, que é a maior fonte de informação sobre como Deus quer que os crentes se comportem, incluindo como eles fazem dieta. O corpo é um presente de Deus, e é Seu templo quando Ele habita em um crente; Os cristãos devem cuidar de seus corpos com o melhor de suas habilidades, sem perseguir nem a gula nem a fome.

Assista ao vídeo e leia o texto.

O que a Bíblia diz sobre dieta?

Existem apenas alguns lugares na Bíblia onde a ideia de comer controlado é abordada fora da lei do Antigo Testamento. Algum tempo após Deus ter dado os Dez Mandamentos, até a ressurreição de Cristo e ainda hoje entre os judeus praticantes, certos alimentos eram proibidos porque eram considerados impuros para o propósito de se aproximar de Deus. Confira Levíticos 11.

Outros alimentos proibidos incluíam certos tipos de frutos do mar, pássaros e insetos. Esses alimentos eram proibidos porque há uma relação entre o corpo e o espírito, e trazer certos tipos de alimentos, além de praticar certos hábitos de higiene, torna o espírito impuro e, portanto, impossibilitado de entrar no templo. Após a morte e ressurreição de Jesus, essas regras não eram necessárias, e Deus deu a Pedro uma visão abrindo todos os tipos de comida para os crentes. Confira Atos 10.10-16.

Algumas pessoas acham que são mais saudáveis ​​se seguirem as restrições alimentares da lei, mas isso não é universal e não deve ser tomado como receita para uma alimentação saudável. O mesmo vale para outro momento da Bíblia, onde Daniel desafia a dieta decadente do rei com uma dieta rica em gorduras saudáveis ​​como óleo, frutas e vegetais (Ver Daniel 1). Conhecido como o jejum de Daniel, algumas pessoas encontram benefícios para a saúde – incluindo um peso mais saudável – ao fazê-lo por um curto período de tempo. Algumas pessoas buscam isso como um estilo de vida.

Mais uma vez, Deus disponibilizou todos os alimentos aos crentes, mas demonstra que consumir grandes quantidades de frutas e vegetais e reduzir o excesso de açúcares pode trazer benefícios a longo prazo para o corpo.

Versículos da Bíblia sobre alimentação e saúde

Alguns dos versículos mais importantes da Bíblia sobre fazer dieta e cuidar do corpo não tratam de alimentos específicos, mas cultivam uma atitude em relação à comida, ao corpo e ao consumo. São eles:

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. 1 Coríntios 6:12,13

Aqui, Paulo enfatiza à igreja de Corinto, que lutava com a indulgência entre outros pecados, que o alimento deveria ser para sustento e nutrição, não como força motriz na vida. O corpo não existe para consumir, ou não consumir, alimentos. Embora todos os alimentos sejam lícitos para comer, isso não significa que seja saudável não comer ou comer em excesso.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. 1 Coríntios 6:19,20

O corpo de um cristão não é para as pessoas abusarem, seja pelo consumo excessivo de alimentos, não em quantidade suficiente, ou com substâncias que podem danificá-lo. Quando alguém aceita Jesus como seu Salvador, o Espírito Santo habita dentro dessa pessoa, e o corpo se torna seu lar. Um alto preço foi pago pela salvação e segurança de todos, e tudo que alguém que tem um relacionamento com Cristo faz deve ser para Sua glória, incluindo dieta.

Colossenses 3:17 “ E tudo o que fizerem, por palavras ou por obras, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”

Muito parecido com 1 Coríntios 6:19-20 , este versículo enfatiza que qualquer coisa feita deve ser feita para e através do Senhor. Se o corpo de alguém o está inibindo de servir ao Senhor ou obedecer ao Seu chamado, ele deve buscar hábitos mais saudáveis ​​ou a ajuda de um médico. Ao buscar uma mudança de dieta ou estilo de vida, isso deve ser feito depois de ir a Deus em oração, guiado por Sua sabedoria.

Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:5-7

Outra tradução para “razoabilidade” aqui é moderação. Perseguir a moderação é importante para buscar um estilo de vida saudável. Ao considerar uma mudança de estilo de vida, incluindo uma dieta, a sabedoria de Deus é melhor, e ir a Ele em oração é importante. Ele também pode acalmar qualquer ansiedade sobre o peso, já que não é saudável mentalmente ou espiritualmente estar tão ansioso ou obcecado com o próprio corpo que se torna um ídolo.

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. 1 Coríntios 10:7

Ser excessivamente obcecado por comida é idolatria. Seja glorificando seu consumo ou negando-se perigosamente a comida, o hábito de comer tornou-se muito proeminente no coração e na mente, substituindo o lugar de direito de Deus como primeiro no coração de alguém. Esse foco na comida é perverso.

Deus se importa com meu peso e saúde?

Antes de responder, é importa ressaltar que existem muitos fatores sobre que tipo de dieta pode criar um peso corporal saudável. Algumas pessoas podem comer muito arroz e grãos e não ganhar peso, enquanto outras vão ganhar peso muito rapidamente com uma dieta rica em carboidratos. Algumas pessoas são alérgicas a certos alimentos e seu peso pode ser afetado. Às vezes, comer biscoitos em todas as refeições é muito tentador.

Deus fez as pessoas para serem diferentes, até o seu metabolismo, e conhece as fraquezas humanas. Ele também fez as pessoas serem de formas diferentes. Deus se preocupa com cada pessoa. Ele ama toda a Sua criação. A Bíblia diz:

Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. Salmos 139:13-16

Se Ele colocou tanto cuidado em nos conhecer e nos amar antes de nascermos, então sabemos que Ele quer que as pessoas sejam saudáveis, o que pode incluir peso. Estar acima do peso ou abaixo do peso não é um pecado por si só.

Algumas pessoas lutam com a quantidade de gordura em seus corpos por razões fora da dieta e do exercício. Existem condições como hipotireoidismo, prolactinomas, depressão, doença de Cushing e outras que podem ser diagnosticadas por um médico que podem dificultar a manutenção do peso. Alguns deles podem ser controlados por medicação. Outras condições podem dificultar o ganho de peso, como hipertireoidismo, diabetes ou doenças gastrointestinais. Se alguém for diagnosticado com uma dessas condições, seguir quaisquer soluções prescritas por sua dieta – incluindo medicamentos, dietas específicas e certos regimes de exercícios – pode ajudar, mas não pode garantir perda ou ganho de peso.

Deus não julga as pessoas pelo seu peso, mas pelo caráter do seu coração. As pessoas que lutam contra o peso, especialmente se tiverem uma dessas condições, não devem considerar isso uma falha moral em si mesmas ou um julgamento de Deus. O que interessaria ao Senhor é se alguém está abusando ou negligenciando seu corpo, que serve como Seu templo e é criado por Ele exclusivamente para cada indivíduo. Assim como seria pecaminoso para uma igreja usar mal seus fundos dos dízimos de sua congregação, é pecaminoso usar mal a casa que Deus construiu – a casa sendo o corpo.

Como posso fazer dieta de uma maneira que honre a Deus?

Para as pessoas que sentem que precisam seguir uma dieta para ganhar ou perder peso a fim de cuidar melhor de seus corpos, alcançar metas de saúde e servir melhor ao Senhor ou de uma nova maneira, devem fazê-lo com sabedoria, não buscando uma solução rápida , mas estabelecendo metas alcançáveis.

O Jejum de Daniel demonstrou a importância de comer frutas e vegetais, e Deus disponibilizou proteínas e gorduras saudáveis ​​como forma de garantir que o corpo receba nutrição adequada. Qualquer dieta deve ser seguida com sabedoria, e consultar um médico pode ser uma parte sábia de seguir uma dieta. Em última análise, ir ao Senhor sobre qualquer dieta é importante para torná-lo em primeiro lugar.

Ter um corpo perfeito não deve se tornar um ídolo mais do que se orgulhar de um corpo acima do peso ou abaixo do peso. O corpo é um dom do Senhor através do qual as pessoas podem servi-lo, e não deve ser motivo de orgulho, ansiedade ou idolatria. Submeter nossos medos, preocupações ou obsessões sobre peso a Deus é a chave para tornar uma dieta e estilo de vida saudáveis ​​parte de nosso relacionamento com Ele, em vez de uma forma de o pecado influenciar nossas vidas.

Artigo traduzido e adaptado da autora Bethany Verret

Referências:

Verret, Bethany. A Bíblia diz alguma coisa sobre dieta? – Disponível em < https://www.biblestudytools.com/bible-study/topical-studies/does-the-bible-say-anything-about-dieting.html> Acessado em 06.0222

Ciampa, Roy e Brian Rosner. A Primeira Carta aos Coríntios . Downers Grove: IVP, 2021.

Fomum, Zacarias. Libertação do pecado da gula . Editora Cristã, 1995.

Meinz, David. Comer de acordo com o livro: o que a Bíblia diz sobre alimentação, gordura e condicionamento físico. Gilbert Press, 1999.

Vamos, Miriam. Comida nos tempos da Bíblia, do pomo de Adão à última ceia . Jerusalém: Palphot, 2006.

PUBLICIDADE