JM NOTÍCIA

Nuvem de gafanhotos pode chegar ao Sul do Brasil

Redação JM Notícia

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) que monitora uma nuvem de gafanhotos fez um alerta ao Brasil, pois a praga se aproxima do oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

São cerca de 40 milhões de insetos que destroem plantações, com capacidade de consumir em um dia o equivalente ao que duas mil vacas ou 350 mil pessoas.

Os insetos vieram do Paraguai onde destruíram lavouras de milho. Na Argentina também teve perdas nas produções agrícolas por onde a nuvem passou.

Pelo Twitter, a ministra da Agricultura, Teresa Cristina, informou que o ministério montou um plano para acompanhar se praga realmente entrar no país.

Saiba + Praga de gafanhotos na África se espalha para outros continentes

“Montamos já um plano de monitoramento, para acompanhar o deslocamento desses gafanhotos. A gente espera que ele não chegue ao Brasil, mas todas as ações que podem ser tomadas, já tem um grupo de acompanhamento e as ações que podem ser implementadas caso isso aconteça”, afirmou.

Especialistas argentinos que seguem acompanhando a nuvem dizem que os insetos podem não entrar no Brasil e se dirigirem ao Uruguai. São as condições climáticas que favorecem a formação e aumento dessa praga.

Sair da versão mobile