Bilionário reagiu a post de ex-cientista do governo dos EUA; alvo da crítica é série com personagem trans e criador acusado de debochar da morte de Charlie Kirk
Elon Musk afirmou nesta terça-feira, 30, que cancelou sua assinatura da Netflix e pediu que usuários façam o mesmo. A declaração foi publicada no X (ex-Twitter), ao responder “Same” (“mesmo”) a um post do ex-cientista nuclear do Departamento de Energia dos EUA Matt Van Swol.
No texto que motivou a reação de Musk, Van Swol escreveu: “Acabei de cancelar minha assinatura da Netflix. Se você empregar alguém que comemorou o assassinato de Charlie Kirk e fizer conteúdo que incentiva conteúdo pró-trans para meus filhos (…) você nunca receberá um centavo do meu dinheiro.”
A mobilização ocorre após críticas on-line à animação Dead End: Paranormal Park, da Netflix, que tem protagonista trans, e a um post atribuído ao criador da série, Hamish Steele, visto como desrespeitoso à morte do ativista conservador Charlie Kirk, assassinado em 10 de setembro em Utah. Steele trancou o perfil no X; veículos registram que não foi possível verificar de forma independente a postagem.
Nas horas seguintes, Musk publicou novas mensagens pedindo “Cancel Netflix” e “Cancel Netflix for the health of your kids” (“cancele a Netflix pela saúde de seus filhos”). Reportagens apontam que o bilionário vem repostando críticas à plataforma e a conteúdos com personagens trans.
Dead End: Paranormal Park estreou em 2022 e foi encerrada em 2023, segundo a imprensa especializada. A Netflix “não respondeu de imediato” a pedidos de comentário feitos pelo Business Insider.