Da Redação JM Notícia
Faleceu na madrugada desta quarta-feira (14) o físico britânico Stephen Hawking, 76 anos, que desde seus 21 anos sofria com a doença Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). A enfermidade degenerativa o levou a perder o movimento do corpo ao longo dos anos, chegando a movimentar apenas um dedo e mexer os olhos.
O físico usava formava as palavras em uma tela com o movimentos dos olhos e um sintetizador eletrônico emitia uma vou robotizada que se tornou a marca Hawking. Era também com o movimento dos olhos que ele movia sua cadeira de rodas.
A doença, porém, não o impediu de produzir pesquisas no ramo da física que foram de grande relevância para a humanidade. É de Hawking a teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo.
Ele também se destacou no ramo da ciência por abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Ateu, Stephen Hawking defendeu as leis da ciência frente à teoria criacionista.
Sua família confirmou a morte através do seguinte comunicado: “Estamos profundamente tristes pela morte do nosso pai hoje”, disseram seus filhos Lucy, Robert e Tim. “Era um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”.