O ministro da Educação, Milton Ribeiro, fez um pronunciamento na rede nacional de rádio e TV na noite desta terça-feira (20), defendendo o retorno das aulas presenciais nas escolas.
“Quero conclamá-los ao retorno às aulas presenciais. O Brasil não pode continuar com as escolas fechadas, gerando impactos negativos neste e nas futuras gerações”, disse ele.
Ribeiro citou estudos internacionais que mostram as consequências negativas que o fechamento das escolas provoca nos alunos, como a perda de aprendizagem e até mesmo gera o abandono escolar.
“Vários países retornaram às aulas presenciais ainda em 2020, quando sequer havia previsão de vacinação. O uso de álcool-gel, a utilização de máscaras e o distanciamento social são medidas que o mundo está utilizando com sucesso”, declarou.
Não cabe ao governo federa decretar fechamento ou abertura das escolas, cada estado e município tem o direito de legislar sobre o assunto. Em Palmas, por exemplo, a Prefeitura cogita retomar as aulas em sistema híbrido a partir da primeira semana do mês de agosto.
Vale lembrar que o MEC investiu mais de R$ 1,7 bilhão para o enfrentamento da Covid-19 nas escolas públicas.