Ícone do site JM NOTÍCIA

Ministério da Saúde suspende vacinação contra Covid-19 em adolescentes sem comorbidades

O Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou nesta quinta-feira (16) que a vacinação contra a covid-19 em adolescentes sem comorbidades deve ser suspensa.

O motivo é a quantidade de “eventos adversos” que foram registrados em todo o país. São Paulo foi o único estado que não forneceu informações sobre as reações que os jovens de 12 a 17 anos tiveram após tomarem a vacina.

“Por uma questão de cautela, diante desses eventos adversos, nós vamos suspender. Nós temos que acompanhar esses adolescentes”, disse Queiroga.

Um dos eventos adversos é a miocardite, uma inflamação que acomete o músculo cardíaco, sendo esta uma das reações de vacinas como a Pfizer e a Moderna, sendo esta última não disponível no Brasil.

O ministro declarou também que há muitos estados e municípios aplicando vacina de outras marcas além da Pfizer, a única autorizada para essa faixa etária.

Queiroga declarou que muitos, mais de 1500 casos, foram gerados por essa aplicação errada de marcas de vacina. Ele ainda criticou os gestores que estão fazendo o processo de vacinação uma “corrida” de quem vacina mais.

Além de aplicarem a vacinação errada, esses gestores estão usando a vacina que foi enviada para um público, em outro, e é isso que tem levado à falta de vacinação.

Sair da versão mobile