Na manhã desta terça-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, o Vereador Mauro Lacerda (PSB) prestou homenagem às mulheres tocantinenses durante uma sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Palmas. A solenidade foi marcada por homenagens e muito carinho às presentes, que no ato representavam todas as mulheres de nosso estado.
As homenagens também foram realizadas nas redes sociais do vereador, que fez as seguintes afirmações: “O Dia da Mulher é todos os dias, mas o 8 de março é um símbolo que vem para reforçar a importância delas na engrenagem da vida e do mundo e lembrar que elas merecem respeito e igualdade sempre. A todas, desejo um dia intenso de reflexão e celebração!”
Durante a sessão, os parlamentares tiveram a oportunidade de prestar homenagem a uma mulher, onde o vereador Mauro Lacerda homenageou a Sra. Maria de Lourdes Pereira Alves, nascida em 14 de agosto de 1955 em Taquaruçu do Porto, que na época pertencia ao município de Porto Nacional. Filha de Maria da Conceição Pereira de Alencar e Raimundo Pereira da Silva, se tornou professora ainda muita nova. Na década de 70 já começava o ofício do magistério na região do Entroncamento, hoje, Taquaralto, tornando-se a primeira professora da região. Começou a trabalhar como doméstica quando ainda era criança. Casou-se em 1972 com Edval José Alves, com quem teve 06 filhos: Emivaldo, Leilany, Leilian, Emival, Eduardo e Leylaci. Tem 13 netos e 2 bisnetas.
Maria de Lourdes tem formação acadêmica em Licenciatura Plena em História e Pós – Graduação na área. Exerceu o magistério com amor, profissionalismo e dedicação durante 32 anos de sua vida. Aposentou-se em 2008 da função dentro da sala de aula, mas continua exercendo e ensinando os familiares, descendentes, amigos e conhecidos o que aprendeu durante todos esses anos. Em 15 de outubro de 2022 completa Bodas de Ouro com seu eterno companheiro. Hoje vive no Assentamento São João, município de Palmas, onde se dedica ainda mais às plantas, animais, ao artesanato e ao trabalho comunitário e religioso na igreja São João Batista. Professora Lourdes sempre foi atuante na região de Palmas desde os anos 70 até os dias de hoje nas áreas social, religiosa e comunitária. Sempre trabalhou, se empenhou e ajudou a comunidade da região.
Por: Fernando Lucas – Ascom Mauro Lacerda