Seguindo as atividades da campanha do Maio Amarelo – ‘Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito’, a equipe da Educação Para o Trânsito Municipal promoveu na manhã desta quinta-feira, 13, na faixa de pedestres na Avenida JK, próximo ao prédio da Prefeitura, ação voltada à luta por um trânsito mais seguro e inclusivo tendo foco o respeito aos ciclistas e pedestres. Para chamar a atenção dos cidadãos que passavam na via, a campanha utilizou os personagens ‘Amarelinho’ e a ‘Faixinha’.
As faixas de pedestres são fundamentais para a fluidez e a mobilidade nas vias, entre os pedestres, ciclistas e os condutores, além de ser um local para colocar em prática a atenção e o respeito ao próximo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê punição tanto aos condutores quanto aos ciclistas e pedestres por infração cometida no trânsito.
Para a gerente da Educação Para o Trânsito Municipal, Kerlen Parrião, no trânsito todos somos pedestres. “Todos nós precisamos compartilhar o espaço das vias, para que haja harmonia, pois em algum momento da vida, cada um de nós será um ator diferenciado no trânsito. Como por exemplo: hoje eu sou ciclista, amanhã serei condutor, pedestre e etc. Sempre lembrando que no lugar do outro, poderia ser eu”, lembrou.
A gerente falou da necessidade do respeito aos ciclistas e ressaltou ainda que os próprios ciclistas têm que se mostrar visualmente no trânsito, para aumentar a segurança ao pedalar e evitar transtornos. “O ciclista precisa ter cuidado consigo mesmo. Na hora da prática da atividade, não use roupas escuras à noite. Providenciar uma boa iluminação da bicicleta e os equipamentos de segurança, como o capacete e a luva de proteção. E não pedalar na contramão da direção, e muito menos na faixa de velocidade que é a faixa da esquerda”, destacou.
Vale reforçar que, de acordo com o artigo 201 do CTB, os condutores devem respeitar a distância mínima de 1,5m dos ciclistas.
Pintura e revitalização
Desde de março, a Prefeitura de Palmas, por meio das Secretarias Municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) e de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), vem realizando os trabalhos de pintura e revitalização das faixas de pedestres. O serviço em conjunto, que inclui também a implantação e restauração da sinalização viária vertical e horizontal, já contemplou diversas localidades distribuídas pela Capital.