Da redação JM
A liderança da maçonaria Grande Oriente do Brasil, uma das mais importantes do país, situada no Rio de Janeiro, instituiu uma homenagem a Jair Bolsonaro no calendário da sociedade.
Com o “decreto” do grão-mestre da divisão fluminense, autoridade máxima em âmbito regional, o ano de 2019 ganhou o dístico “Brasil acima de tudo, G.a.d.u. acima de todos” — versão maçônica do slogan de campanha do presidente, com “Grande Arquiteto do Universo” no lugar de “Deus”.
+ Cabo Daciolo liga general Mourão e grandes líderes evangélicos à maçonaria
+ Daciolo se refugia em monte e promete dar chega na maçonaria: “vocês vão sair da nação brasileira”
Assim, todas as lojas do estado ficam obrigadas a organizar, neste ano, ao menos uma “Sessão Magna Comemorativa a ‘2019: Brasil acima de tudo, G:.A:.D:.U:. acima de todos'”.
Em janeiro, representantes do Grande Oriente no Rio compareceram à posse de Bolsonaro e declararam “apoio institucional” ao governo. A afinidade tem ao menos um motivo: o “irmão” Hamilton Mourão, que é maçom há 20 anos e fez uma palestra na entidade durante a campanha.
Em seu site, o Grande Oriente do Brasil afirma, sobre “O que é a Maçonaria?”: “Respeita as opiniões políticas e crenças religiosas de todos os homens (…) e rechaça toda pretensão de outorgar situações de privilégio a qualquer uma delas em particular”.