Kamyla Ramos, 21 anos, é natural do Distrito de Buritirana e se mudou para Palmas aos 13 anos. Aos 17 se tornou mãe e precisou amadurecer e enfrentar as dificuldades da vida muito nova.
Foram as dificuldades como mãe, mulher e negra de família pobre que a fez criar valores fortes ligados à família e à fé.
“Fiquei grávida aos 17 anos e nunca pensei em abortar, mesmo sabendo das consequências que teria. Sempre fui contra o aborto! Devemos nos responsabilizar pelos nossos atos”, diz ela.
Hoje Kamyla é estudante de Enfermagem e nunca tinha pensado em entrar para a política até começar a participar de atos em favor do governo do presidente Jair Bolsonaro e entrar para o grupo Endireita Tocantins.
“Nunca pensei em me envolver com a política, mas conheço meu coração, minha competência, meu caráter, desde pequena criada na igreja, aprendi os valores de uma vida, é isso que quero passar para outras pessoas”, afirma a jovem que se filiou ao Patriota.
Suas pautas são muitas: “Mesmo sendo a caçula do partido, vim para mostrar a força da mulher negra, pobre e conservadora que defende Deus, Pátria e Família”.
Kamyla Patriota busca uma vaga na Assembleia Legislativa do Tocantins para se posicionar contra pautas que avançam em todo o país e que em breve estarão presentes na vida dos tocantinenses caso vozes conservadoras e cristãs não se levantem para lutar. Alguns exemplos disso são a ideologia de gênero nas escolas.
“A cada dia mais, infelizmente, estão colocando nossas crianças em risco. Quantos homens estupradores e de má fé aproveitariam da situação do banheiro neutro misto para entrar em espaços com mulheres ou crianças para cometer crimes?”, questiona ela.
Contra a corrupção
A pré-candidata à deputada estadual também se preocupa com a corrupção que devasta o Tocantins e mancha a história do Estado mais novo da Federação.
Por isso, ela se levanta como uma voz que busca transformar essa triste realidade da política estadual. “Não podemos deixar a corrupção crescer no nosso estado! O Endireita Tocantins é a chapa de Direita que tem como objetivo cortar o mal pela raiz. Eu, como pré-candidata à deputada estadual, me coloco à disposição para cobrar do Executivo a realização de tudo que foi prometido [na campanha] e para que os serviços sejam prestados com dignidade para a população”.
Juventude na política
Atualmente, os deputados mais novos da Assembleia Legislativa do Tocantins têm entre 32 e 35 anos.
Quando falamos em renovação política, a participação do jovem é muito relevante, para trazer ideias novas e promover mudanças ainda não alcançadas.
Caso seja eleita, Kamyla Patriota será uma das mais novas a se sentar na cadeira. “A participação do jovem na política é essencial, somos a esperança de uma nova política. Muitos estão sendo mal influenciados e usados nesse segmento. Temos que ensinar aos jovens a importância da democracia, porque eles são o futuro do Brasil”.
A pré-candidata também pode ser a primeira mulher negra eleita como deputada estadual no Tocantins.