JM NOTÍCIA

John Piper comemora 50 anos de ‘hedonismo cristão’

Da Redação

John Piper, celebrou recentemente o 50º aniversário de quando descobriu um conceito que ele chama de “hedonismo cristão”

Em uma coluna postada em DesiringGod.org na sexta-feira , Piper descreveu como 50 anos antes ele percebeu que poderia reconciliar a idéia de buscar a felicidade e perseguir a glória de Deus.

De acordo com Piper, isso ocorreu em seu primeiro semestre, no outono de 1968, no Seminário Fuller, em Pasadena, Califórnia, e em um curso ministrado pelo filho do fundador do seminário.

“Eu nunca tinha ouvido falar sobre a relação entre a glória divina e a felicidade humana. Fuller me indicou Jonathan Edwards, Blaise Pascal, CS Lewis – e a Bíblia ”, escreveu Piper.

“Isto é novo para mim. Eu sabia do meu dever de viver para a glória de Deus. Mas nunca ouvi dizer que Deus vive para a glória de Deus. Eu nunca tinha ouvido que a ordem de Deus para que eu o glorificasse era um convite para me juntar a Ele em Seu zelo pela Sua própria glória. ”

John Piper decide não falar mais sobre política e explica motivo

Piper lembrou que o momento em que tudo aconteceu para ele foi em 16 de novembro de 1968, especificamente na Livraria de Vroman, no Colorado Boulevard, em Pasadena, enquanto lia The Weight of Glory, de CS Lewis.

“Este foi um vento de outra terra”, explicou Piper. “Foi exatamente o oposto do advogado do TW Manson. Manson me disse para não viver em prol da recompensa prometida por Cristo. Lewis me disse que eu não estava vivendo a recompensa suficiente!

“O problema não é o desejo de felicidade, mas sim que nos contentamos com as tortas de barro quando nos prometem o paraíso. O grande problema com a humanidade é que não desejamos a felicidade com conhecimento e paixão suficientes. ”

Piper explicou que ele não se considerava o “melhor exemplo de hedonismo cristão”, mas mesmo assim ele era “uma testemunha” da prática espiritual.

“… Não fazemos um deus de alegria. Nós mostramos, antes, que tudo o que encontramos maior alegria é o nosso Deus. E quanto maior a alegria Nele, maior a glória que damos ”, observou Piper.

Um defensor de longa data do conceito de hedonismo cristão, Piper definiu o termo em uma peça de 2015 como “Deus é mais glorificado em nós quando estamos mais satisfeitos nEle”.

Ele creditou vários intelectuais cristãos, assim como seu próprio pai, como sendo aqueles que o levaram a abraçar o conceito.

“Meu pai era provavelmente o homem mais feliz que eu já conheci, e mesmo assim ele estava cheio e consumido com a glória de Deus”, escreveu Piper na época.

“Então havia isso – e na vida de meu pai que precisava ter uma resolução ou explicação algum dia. Alegria abundante e compromisso total com a glória de Deus tinham que andar juntos de alguma forma.”

Em sua entrada sobre o tema do hedonismo cristão, o site Got Questions identificou o conceito teológico como “bíblico” e tendo “muito a elogiá-lo”.

“O hedonismo cristão não é a busca de nossa própria felicidade como o maior bem; antes, o hedonismo cristão é a busca do bem maior (a glória de Deus), que acabará resultando em nossa maior felicidade”, observou Got Questions. 

Com informações TCP

Sair da versão mobile