JM NOTÍCIA

Israel pede apoio do Brasil contra Irã em encontro sigiloso no Itamaraty, diz jornal

Redação JM Notícia

Segundo informações da Folhapress, agência de notícia da Folha de São Paulo, aconteceu um encontro sigiloso no Itamaraty nesta segunda-feira (13) onde representantes de Israel teriam pedido apoio do Brasil nas ações contra o Irã.

A tensão no Oriente Médio está crescendo por conta dos “atos beligerantes” do Irã. Acredita-se que Teerã esteja se preparando para atacar Israel ou alvos americanos enviados para a região.

O encontro teria acontecido entre o responsável por Assuntos Estratégicos do Ministério das Relações Exteriores, Joshua Zarka. Do brasileiro, enviados do Itamaraty, Ministério da Defesa, Gabinete de Segurança Institucional, Polícia Federal e Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Nenhum órgão envolvido falou oficialmente sobre este encontro.

Esta semana o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar o Irã dizendo que, caso haja um ataque aos alvo americanos, haverá consequências. “Se fizeram qualquer coisa, sofrerão muito”, disse Trump.

O governo americano enviou um navio de guerra, um porta-aviões, aviões bombardeios B-52 e uma bateria de mísseis Patriot para a região, se preparando para qualquer contra-ataque.

Israel estaria pedindo para que o governo brasileiro tome partido nesta questão e condene as ações do governo iraniano.

Sair da versão mobile