De 09 a 12 de março, foram realizados 27 procedimentos, em Arapoema, sendo 19 mulheres e oito homens. As cirurgias são resultados dos investimentos do Governo do Tocantins, na modernização das unidades hospitalares do interior do Estado, para que a população seja atendida próxima de sua residência, garantindo mais conforto e celeridade no atendimento. Esta é a segunda força-tarefa realizada no município. O outro mutirão, com pacientes do HRA, ocorreu em 14 de fevereiro, com 10 pacientes atendidos.
“Desde o ano passado, quando o governador Wanderlei Barbosa e o secretário Afonso Piva estiveram em nossa unidade, eles voltaram o olhar para nossas demandas e isso mudou nossa realidade. Recebemos novos equipamentos que modernizaram nosso centro cirúrgico e mobiliário que tem trazido conforto aos pacientes. Além disso, nossos estoques são abastecidos para garantir um atendimento continuado”, afirmou a diretora do hospital de Arapoema, Mariana Coppo.
Descentralização
Para garantir que a população tenha atendimento próximo de suas residências, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), tem ampliado e equipado os hospitais do interior, aberto novos leitos, inclusive de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) e está com chamamento aberto para contratação de médicos especialistas.
Aliado a isso, a Pasta tem ampliado a oferta de serviços à população tocantinense, com o fortalecimento da rede municipal de saúde, exemplo disso são os repasses para unidades hospitalares municipais, que realizaram quase 1500 procedimentos cirúrgicos, dos mais de 10.600 feitos em 2022.