Da redação JM
Crise na liderança
Em uma carta enviada pelo Comitê Global da Igreja do Evangelho Quadrangular à igreja no país, os conselheiros pediam a renúncia do presidente Mário de Oliveira, alegando que o Conselho Global não poderia mais apoiar Mário de Oliveira “como atual presidente da igreja brasileira” e pediam que ele “renunciasse imediatamente a liderança”. Entretanto, o pastor não atendeu o pedido e disse em um vídeo-resposta que a IEQ no Brasil não tem nenhum vínculo com qualquer entidade fora do país.
Após um reunião do Conselho Global com Mário de Oliveira, o pedido de renúncia foi deixado de lado, informou um líder da igreja.
+ Comitê Mundial da Quadrangular pede renúncia do presidente Mário de Oliveira
+ Após pedido de renúncia, presidente da Igreja Quadrangular rebate Comitê Mundial
+ “Por que Mário de Oliveira renunciou?”: Digílio critica “incoerência” do líder da Quadrangular
Na época, o pastor Rinaldi Digílio, uma das lideranças da Quadrangular no país, ainda alertou os fiéis e liderança e disse que precisam tomar muito cuidado porque “Mario de Oliveira está dividindo a Igreja do Evangelho Quadrangular de forma arbitrária e nós não vamos aceitar. Quebrar o vínculo com a Igreja-mãe, a americana, nós não vamos aceitar“.
O pastor Digílio descreveu o vídeo acima da seguinte maneira: “Pr Rinaldi Digilio se desliga da Igreja do Evangelho Quadrangular e funda a nova Igreja. Descreve o processo doloroso de apostasia que adentrou no seio da Igreja por meio de Heresias e blasfêmias. E dá esperança a ovelhas, pastores humilhados e perseguidos.”
Nova Igreja
No dia 21 de fevereiro, o pastor Adriano Andrade, publicou um vídeo em que anuncia o nascimento da “Igreja Quadrangular Família Global“, que segundo ele é “Uma igreja que está resgatando as raízes”.
“A nossa Igreja hoje ela tem uma esperança, você pastor, você pastora, você tem uma esperança, você tem uma escolha, agora você pode escolher servir a Deus, ser um Quadrangular, manter a tua raiz, e você ser um pastor e uma pastora que prega o Evangelho da verdade, o evangelho puro”, diz o pastor.
“Somente barulho”
O Bispo Guaracy Silveira, um dos lideres nacionais da IEQ disse ao JM Notícia que “não há nenhuma divisão” na igreja e que tudo isso é “um barulho de algumas pessoas que foram submetidas à Comissão de Ética de São Paulo e Nacional.”
O líder diz ainda que estes estão em um processo disciplinar “talvez até a exclusão” e por isso “resolveram fazer esse ‘ministério’ que não será seguido por ninguém.”
O pastor disse ainda que a IEQ tem “21 000 templos no Brasil”, já “esse pessoal não levam uns vinte templos pois a IGREJA que esses lideravam funcionava em imóveis deles.”
Repercussão
Após a repercussão da informação da nova igreja, os líderes divulgaram novos vídeos explicando todas as razões que culminaram em suas decisões de criarem um novo ministério.
Assista: