JM NOTÍCIA

Igreja do Evangelho Quadrangular: mais detalhes sobre caso do avião apreendido com quase 300 kg de drogas no Pará

Uma aeronave que transportava cerca de 300 quilos de skunk foi apreendida no Aeroporto Internacional de Belém, levantando questionamentos sobre a propriedade e o uso do avião pela Igreja do Evangelho Quadrangular do Pará. A igreja confirmou ser a proprietária da aeronave, que está sob sua posse há três anos e é principalmente utilizada para o transporte de pastores pelo estado. No entanto, a Quadrangular deixou bem claro que um prestador de serviço terceirizado acessou a aeronave sem permissão, o que está sendo investigado em um inquérito aberto para esclarecer os fatos.

A Igreja do Evangelho Quadrangular foi estabelecida em 1923 em Los Angeles, Califórnia, e completa 50 anos de atuação no Pará em 2023. A primeira igreja Quadrangular no estado foi inaugurada em 1973, no bairro do Reduto, em Belém. O fundador da Quadrangular no Pará é o pastor Josué Bengtson, que também foi deputado federal. Vale destacar que o pastor Josué Bengtson é tio de Damares Alves, atualmente senadora, que afirmou que a própria igreja reportou o caso à Polícia Federal.

Pastor Bengston em evento religioso. — Foto: Divulgação / Ascom Josué Bengston

 

O avião em questão é utilizado pela igreja há três anos para o transporte de pastores e, durante a pandemia, também foi empregado intensamente no traslado de enfermos. Segundo Paulo Bengston, ex-deputado federal e membro do conselho nacional e estadual da Igreja Quadrangular, bem como secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, a aeronave já foi ocasionalmente utilizada para “pequenos transportes de terceiros” por meio de acordos de permuta de voos. No entanto, ele ressaltou que esta é a primeira vez que ocorre algo semelhante e que aguardam a conclusão da investigação, confiantes na punição de todos os envolvidos.

Nota da Igreja:

Carta à Igreja!

Amados irmãos, sobre o ocorrido com o monomotor Bonanza, de propriedade da Igreja, é fato que:

– um rapaz, que já prestou serviços de limpeza na aeronave, procurou o nosso piloto querendo fazer um voo para levar, segundo ele, algumas peças de trator para uma cidade do interior.
– tarde da noite do dia 26 esse rapaz acessou a aeronave, sem autorização do hangar e nem nossa, e colocou a carga no interior da mesma.
– Quando soubemos que ele havia feito isso sem nossa autorização, achamos a atitude muito suspeita. Acionamos a Policia Federal, fizemos a denúncia e pedimos as devidas providências.
– A PF prontamente agiu e a ação foi bem sucedida. O rapaz foi preso e a carga foi apreendida. Foi aí que viemos saber qual era o conteúdo.
– O que aconteceu foi algo muito sério e nos entristece ver a forma irresponsável que algumas pessoas estão divulgando o fato. Tentar envolver a liderança da Igreja no ocorrido é, no mínimo, agir de má fé.
– Agradecemos a PF pela brilhante atuação. Agradecemos àqueles que nos procuraram para saber a verdade e agradecemos, acima de tudo, ao nosso Deus por esse livramento. A paz!
CONSELHO ESTADUAL DA IGREJA QUADRANGULAR

Com G1

Sair da versão mobile