Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Tocantins

Hospital Geral de Palmas realiza mutirão de cirurgias pediátricas

Mutirão de Cirurgias Urológicas da Criança busca reduzir a espera por cirurgias pediátricas

Publicado

em

Um sábado especial para as famílias das crianças que aguardam procedimentos cirúrgicos, pois o Hospital Geral de Palmas (HGP) realizou nesse  sábado, 4, um Mutirão de Cirurgias Urológicas da Criança, estimulado pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe). A ação busca reduzir a espera por cirurgias pediátricas na rede pública de saúde do Brasil. Nessa edição, o hospital  atendeu oito crianças e foram realizados oito procedimentos cirúrgicos como: testículos localizados no abdômen, duplicação dos rins com ectopia dos ureteres e Ureterocele.

A dona de casa, Thauyra Sales de Oliveira cidade Miracema do Tocantins, trouxe o filho Enzo de quatro anos. “É muito gratificante ele participar deste mutirão. Há três anos espera pelo procedimento. Grata à Deus e aos profissionais”, destacou.

Outra mãe vinda de Guaraí com seu filho Cauã Henrique de quatros anos, foi a dona casa Micaele Ferreira. “Fiquei muito feliz porque ele vai realizar a cirurgia sem precisar sair do Estado”, concluiu.

A cirurgiã pediátrica do HGP, Lúcia Caetano Pereira, explicou que “anterior à pandemia, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, através dos cirurgiões pediátricos estabelecidos nos diversos estados do Brasil realizaram os mutirões de cirurgia da criança. Este ano em referência ao chamado Novembrinho Azul, estamos tendo a oportunidade de realizar em parceira com doutor Adriano Luís Gomes da Fundação Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, procedimentos de média e alta complexidade em urologia pediátrica”.

A especialista destacou ainda “Em seis procedimentos na região dos testículos e abdômen foi realizada técnica minimamente invasiva. E a mensagem deste tipo de ação é a necessidade de se fazer diagnóstico cada vez mais precoce, quer seja no tratamento do câncer quanto de outras doenças em que o tratamento na idade e tempo adequados são fatores de bom prognóstico”, reforçou Lúcia Caetano Pereira.

O Secretário de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva Santana destacou “o HGP é referência para o tratamento infantil. E o Tocantins é o único estado da região Norte a participar de todas as edições deste mutirão. É gratificante para nós uma ação como esta que vem dar suporte e levar qualidade de vida às crianças tocantinenses”, ressaltou.

O diretor geral, Leonardo Toledo, destaca que “é uma satisfação o HGP  estar participando deste mutirão e beneficiar crianças de vários municípios do interior do Tocantins, que necessitam passar pelo procedimento, estavam aguardando e agora foram contemplados”, frisou.

Além das questões práticas, houve também atividades científicas em conjunto com a Sociedade Tocantinense de Pediatria (Stop).

Trabalho conjunto

Os procedimentos estão sendo realizados pelo Serviço de Cirurgia Pediátrica do HGP, composto pelos cirurgiões pediátricos Renato Pereira da Rocha, Camila Moura, Maria Fernanda Coelho de Melo e  Lúcia Caetano Pereira.

Mesmo ocorrendo num sábado, tal ação conta com suporte logística de equipe de apoio (rouparia, nutrição, copa e manutenção), além da coordenação de enfermagem do centro cirúrgico e ala pediátrica, setor de documentação e internação, logística do centro cirúrgico, anestesistas, residentes e acadêmicos.

Edição: Thâmara Cruvinel

Foto: Saúde/Governo do Tocantins

PUBLICIDADE