Ícone do site JM NOTÍCIA

Grupo cristão se esquiva de ataques aéreos turcos na Síria

Redação JM Notícia

Sírios enterram mortos vítimas dos ataques da Turquia | Foto: AP Photo|CBN News

O ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse a repórteres na segunda-feira que a Turquia atacará qualquer caça curdo sírio que permanecer perto da fronteira, no nordeste da Síria.

A Turquia fechou um acordo com a Rússia na semana passada para encerrar sua operação no nordeste da Síria. Segundo o acordo, os curdos têm até 15:00 GMT de terça-feira para recuar para posições a cerca de 32 quilômetros da fronteira turca. A Turquia e a Rússia concordaram em patrulhar a fronteira depois que as forças curdas partirem.

Cavusoglu disse que alguns combatentes curdos deixaram a área de fronteira, mas outros permanecem.

Mas, de acordo com fontes da CBN no terreno, a Turquia não está esperando os combatentes curdos partirem. As forças de Ancara atacaram as posições das Forças Democráticas Sírias (SDF) lideradas pelos curdos sem parar por dias.

Dave Eubank, que lidera uma pequena organização cristã chamada Free Burma Rangers, disse à CBN News que eles foram atacados pelo exército turco junto com seus aliados jihadistas conhecidos como “Exército Sírio Livre”.

“O Exército Sírio Livre, apoiado pelo ar e pela armadura turca, continua atacando”, disse Dave Eubank, que lidera uma pequena organização cristã chamada Free Burma Rangers, à CBN News na segunda-feira.

Eubank e sua equipe estão perto de Tel Tamir distribuindo alimentos e ajuda aos afetados pela operação da Turquia. Ele disse que as forças turcas estão “a oito quilômetros do norte e do oeste”.

Eubank enviou à CBN News imagens brutas de sua equipe sendo forçada a evitar ataques aéreos turcos enquanto tratam os feridos e alimentam os famintos.

Eubank disse que está claro que a Turquia não está cumprindo o acordo de cessar-fogo firmado na semana passada.

O correspondente colaborador da CBN News, Chuck Holton, disse a Caitlin Burke no podcast ” The Rundown” como Holton, Eubank e a equipe da FBR escaparam por pouco de outro ataque.

Eubank agradece a todos que estão orando por sua equipe e aos que ainda lutam no nordeste da Síria.

“Obrigado por todos aqueles que se importam e oram por essas pessoas. Deus os abençoe”, disse ele.

Sair da versão mobile