O retorno das aulas semipresenciais na rede estadual do Tocantins estava programado para o dia 3 de agosto, mas o governo decidiu adiar para o mês de setembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23). O governo justificou que a prioridade é colaborar para o enfrentamento à contaminação à Covid-19.
A Secretaria Estadual da Educação disse que a possibilidade de adequação ao planejamento já era prevista desde o anúncio, em junho, tendo em vista que o retorno às aulas nas unidades de ensino é condicionado ao cenário epidemiológico do Estado.
Disse ainda que a equipe técnica da pasta está realizando os estudos acerca da adequação ao planejamento que será apresentado na primeira semana de agosto.
Afirmou que o planejamento da rede estadual é focado na segurança dos profissionais de educação e dos estudantes; no respeito à diversidade da comunidade escolar; na garantia de conclusão do ano letivo para os estudantes da 3ª série, ainda no ano civil 2020; na garantia da conclusão do ano letivo para todos os estudantes, independente do calendário civil; e na garantia de que o ano letivo de 2021 transcorra independente do ano 2020.
Calendário antigo
A Secretaria Estadual da Educação afirmou que as aulas não presenciais para os estudantes da 3ª série do ensino médio seguem conforme anunciado, até o dia 31 de julho. Mas não disse se irá prorrogar as aulas remotas.
O cronograma para o retorno iria funcionar da seguinte forma: Metade dos alunos da 3ª série do ensino médio voltaria para as escolas no dia 3 de agosto. A outra metade ficaria em casa e na semana seguinte, a partir de 10 de agosto, os alunos revezariam.
Veja como ficaria o cronograma
- 29 de junho a 31 de julho – aulas não presenciais para os 16.845 estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 3 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 10 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio
- 17 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
- 24 de agosto – revezamento com os outros 50% dos estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio
- 31 de agosto – início das aulas presenciais para 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
- 9 de setembro – revezamento com os outros 50% dos estudantes do Ensino Fundamental
- Até 31 de janeiro de 2021 – fim do ano letivo 2020
- Fevereiro de 2021 – início do ano letivo 2021
As aulas foram suspensas no dia 16 de março pelo governo estadual. A ideia inicial era que a suspensão durasse alguns dias, mas foi prorrogada em função do avanço da doença pelo Tocantins.
(Com G1)