O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançou nesta sexta-feira, 10, o programa #TOnoEnem 2.1, com a campanha TO de casa NO ENEM, que este ano trabalhará com atividades on-line e aulões presenciais.
A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou que o programa se baseia no projeto da gestão em gerar oportunidades para os tocantinenses. “Dar condições para os jovens exercerem o seu protagonismo, esse tem sido o objetivo das ações do Governo Mauro Carlesse. Por meio das diferentes estratégias e metodologias criativas de trabalho do #TOnoEnem, vamos ampliar as oportunidades para os nossos jovens ingressarem em um curso superior”, apontou.
O estudante egresso do Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema do Tocantins, Roni Valdo Borges Menezes Pereira Júnior, que atualmente é acadêmico do curso de Direito da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), e que foi aprovado em várias universidades, destacou como o #TOnoEnem 2020 fez a diferença no seu processo de preparação para o Enem.
“Estávamos em plena pandemia, quando iniciaram as atividades do programa e decidi aproveitar aquela oportunidade. Foram todos os conhecimentos repassados no programa que me levaram a passar em cinco universidades, eu escolhi continuar em meu estado. Deixo três lições para todos os jovens: se conheçam, aproveitem as oportunidades e sejam gratos”, ressaltou.
#TOnoEnem 2.1
Este ano as ações do #TOnoEnem serão executadas de forma on-line e também presencial, com a retomada dos aulões nas sedes das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs), que realizarão a mobilização dos estudantes e montarão os cronogramas das atividades. Para participar dos aulões, o estudante deve realizar a inscrição on-line, por meio de um link que será disponibilizado pela sua Regional. As aulas estão previstas para começar a partir da próxima semana.
A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes produzirá videoaulas e, também, realizará lives voltadas para tirar dúvidas dos estudantes, por meio do canal TOnoEnem no YouTube. Já estão disponíveis para acesso 113 videoaulas. Também foram organizados materiais pedagógicos (apostilado) organizados pelas quatro áreas do conhecimento e Redação, que serão entregues para cerca de 40 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual de ensino.
Preparação
O estudante Jeferson Silva Lima, 17 anos, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, sonha em cursar Medicina ou Cinema. Uma ideia na cabeça e outra no coração. Para conquistar a vaga dos seus sonhos, ele estuda uma média de cinco horas por dia. “Estudo todos os dias e com o material do #TOnoEnem conseguirei direcionar melhor os meus estudos para a prova do Enem e de vestibulares”, comemorou.
Para a estudante Hellen Cristina Lima da Silva, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, que sonha em cursar Medicina Veterinária, o material será de fundamental importância. “Eu estudo uma média de três horas por dia e todo o material, as apostilas, as videoaulas, os simulados, os aulões, vai nos ajudar muito a focarmos mais nos conteúdos do Enem. É uma iniciativa muito importante”, ressaltou.
A estudante Mariana Pereira Lima, 18 anos, tem um lema para o seu processo de aprendizagem, o de sempre treinar o conteúdo estudado por meio de simulados. “Para treinar para o Enem, eu estudo os conteúdos e treino com questões. Vejo que a prática ajuda muito. Então, com o apoio do material do #TOnoEnem, principalmente dos simulados, temos a oportunidade de medir os nossos conhecimentos e sabermos o que precisamos melhorar”, ressaltou.