Ícone do site JM NOTÍCIA

Governo do Estado se reúne com companhias aéreas para discutir ampliação de rotas no Estado

Redação JM Notícia

Secretário Tom Lyra ladeado pelos representantes da Gol Linhas aéreas e técnicos da Sics e Adetuc

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços,  e Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), se reuniu com representantes das companhias Gol Linhas Aéreas e Passaredo, nesta sexta-feira, 24, para apresentar a política de incentivo fiscal adotada pelo Governo do Estado para o modal aéreo. Durante a reunião, foi discutida também a ampliação de rotas para aumentar o fluxo de passageiros embarcados e desembarcados no Aeroporto  de Palmas, Brigadeiro Lysia Rodrigues. 

Desde a edição da Medida Provisória 4/2019, em fevereiro do ano passado, que prevê a redução da alíquota do imposto sobre o querosene de aviação, até o momento, apenas a companhia Azul Linhas Aéreas requereu o benefício. A alíquota, que era de 14%, passou a ser reduzida de forma progressiva, entre 7% e 3%, conforme o investimento da empresa aérea na aviação comercial dentro do Estado. 

À empresa Gol, o secretário Tom Lyra apresentou  as vantagens da adesão ao  regime diferenciado de tributação.  Representando a empresa, o gerente de aeroporto, Guilherme Alves, fez um balanço da atuação da Gol no Estado. O gerente explicou ainda que, a partir do mês de março, a companhia volta a operar normalmente porque, no momento, dois voos estão suspensos porque a empresa realiza ações de recall na aeronave 737 NG.

O gerente reiterou  ainda que a empresa tem interesse em aderir ao regime diferenciado de tributação, mas que a proposta precisa ser alinhada junto à diretoria executiva.

Em seguida, o secretário conversou com a supervisora da Passaredo, Luísa Onete, sobre a  possibilidade da oferta de novas rotas ligando o Tocantins a outros estados do País. A Passaredo opera, diariamente, a rota  Palmas-Goiânia-Ribeirão Preto–Guarulhos e Araguaína à Brasília, através de codeshare (acordo de cooperação).

O secretário Tom Lyra manifestou interesse em visitar a sede de ambas as empresas  para apresentar a política de incentivo fiscal adotada pelo Tocantins. Tom Lyra  reforçou  ainda o esforço do governador Mauro Carlesse e suas secretarias envolvidas em oferecer ao Estado uma malha aérea cada vez mais abrangente, com maior número de voos possíveis e uma tarifa cada vez mais competitiva e acessível, economicamente, aos passageiros tocantinenses e turistas que nos visitam.

“O Governador Mauro Carlesse quer fomentar o setor da aviação no Estado para oportunizar novas rotas de voos que contemplem o Tocantins como ponto de partida e de chegada, tendo referência não só a Capital, mas também outros municípios.  Isso fomenta a nossa economia, o turismo, promovendo a geração de mais emprego e renda “, afirmou o secretário.

Sair da versão mobile