O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Araguatins, no norte do Tocantins, na próxima sexta-feira, 27, em sua primeira visita ao Estado neste terceiro mandato. A agenda inclui a entrega de títulos de regularização fundiária, assinatura de contratos do programa “Fomento Mulher” e de um acordo de cooperação técnica voltado a assentados.
A confirmação foi feita pelo deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil), que garantiu presença ao lado da senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (União Brasil). “É importante para o Estado”, disse o parlamentar.
Segundo Gaguim, a vinda de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida para o Tocantins só foi possível por atuação dele e de Dorinha na Comissão Mista de Orçamento (CMO) em 2022, durante a transição de governo. O deputado afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro havia reservado apenas R$ 200 milhões para o programa em 2023, o que seria suficiente para cerca de 2 mil casas no País inteiro.
De acordo com Gaguim, Lula pediu pessoalmente a inclusão de R$ 10 bilhões no orçamento para viabilizar a construção de 100 mil moradias. Em troca, os parlamentares exigiram que 4 mil unidades fossem destinadas ao Tocantins, o que teria sido aceito pelo presidente.
O governo federal planejava entregar 2 milhões de casas até 2026, mas, com mais de 1,5 milhão já em andamento, o objetivo pode ser elevado para 3 milhões de unidades.
Gaguim também recordou que foi o autor da lei que concedeu a Lula o título de cidadão tocantinense, entregue em 2009, quando o deputado exercia o cargo de governador. “Lula foi muito importante para o Tocantins em meu governo”, afirmou.