Ícone do site JM NOTÍCIA

Famílias beneficiadas com Auxilio Brasil devem fazer acompanhamento nas UBS de Araguaína

A Prefeitura de Araguaína iniciou o período de acompanhamento da saúde dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil de Araguaína, antigo Bolsa Família. Os beneficiários do programa devem procurar, até o dia 30 de dezembro, uma das 20 UBS (unidades básicas de saúde) do Município para realizar o acompanhamento, que é obrigatório para os beneficiários de programas do Governo Federal.

De acordo com a coordenadora do programa na cidade, Divina Pimenta, é fundamental que as pessoas beneficiadas procurem o quanto antes uma UBS. “Reforçamos que as pessoas não deixem para a última hora, afinal esse acompanhamento é muito importante para a continuidade do auxílio financeiro recebido por essas famílias”.

Em Araguaína, mais de 18 mil pessoas são beneficiadas pelo Auxilio Brasil. O acompanhamento é obrigatório para manutenção do benefício e estimula também as famílias a acessarem as políticas públicas de assistência social, além de contribuir para a identificação das vulnerabilidades sociais.

Sobre o acompanhamento
Durante o atendimento feito na unidade básica de saúde, verifica-se o calendário vacinal e o estado nutricional, peso e altura de crianças de até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes.

É preciso informar também se há casos de gestação até o nono mês, na família, para que além do Auxílio Brasil, a mulher seja incluída no Benefício Variável da Gestante (BVG). Após o nascimento do bebê, a mãe deverá ir à Secretaria da Assistência Social do Município para inserir a criança no cadastro, garantindo as seis parcelas do Benefício Variável da Nutriz (BVN).

Mutirão de atendimento
No próximo sábado, 22, a Prefeitura realizará um mutirão de atendimento nas UBS Araguaína Sul, Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), das 8 às 17 horas.

“Com esse mutirão daremos oportunidade para aquelas pessoas que trabalham ao longo da semana e não conseguem ir à UBS mais perto de casa. Pedimos que quem consegue comparecer ao longo da semana que vá, já os que não puderem procure uma das unidades que estarão abertas no sábado”, concluiu a coordenadora.

Documentos necessários
Durante a visita à UBS é necessário apresentar o cartão do Auxílio Brasil, cartão de vacinação das crianças, no caso das mulheres grávidas, o cartão da gestante que deve ser entregue.

Sair da versão mobile