Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Tocantins

Falece aos 75 anos o Desembargador aposentado Liberato Póvoa

Publicado

em

Desembargador aposentado do Tocantins, Liberato Póvoa Foto: Gilson Cavalcante

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 25, o desembargador aposentado do Tocantins, Liberato Póvoa, aos 75 anos. Ele lutava contra um câncer na bexiga. O velório, será a partir das 14 horas, no Jardim das Palmeiras; e o sepultamento, às 10 horas desta quinta-feira, 26, ocorrerão em Goiânia.

Quem é Liberato Liberato Póvoa

É tocantinense de Dianópolis, exerceu no Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça; presidiu todas as principais Comissões Permanentes; foi Professor de Direito Internacional na Fundação Universidade do Tocantins; membro fundador da Academia de Letras Jurídicas do Estado do Tocantins e da Academia Tocantinense de Letras, dentre outras funções.

Antes de ingressar na magistratura, desempenhou funções relevantes no MEC e foi Diretor do Instituto de Menores de Dianópolis-TO, órgão da antiga FEBEM-GO. Publicou mais de vinte obras de cunho literário (nos gêneros conto, romance, crônica, lologia, folclore, história, além de obras jurídicas).

Foi eleito, em 2009, por votação popular em todas as escolas tocantinenses, o escritor regional homenageado no “V Salão do Livro”, realizado no mês de maio daquele ano, em Palmas. Póvoa foi afastado de suas funções de desembargador do Tribunal de Justiça há quase dez anos, acusado de vender sentenças, o que o levou à aposentadoria por idade.

À época, o processo foi motivado pela Operação Maet, que resultou no afastamento de outros dois desembargadores: Willamara Leila e Carlos Souza. A operação foi desencadeada por ordem do ministro do STJ João Otávio de Noronha.

Nota de Pesar

O Ministério Público do Tocantins manifesta pesar pelo falecimento do desembargador aposentado Liberto Póvoa ocorrido, na madrugada desta quarta-feira, 25. Liberato era da cidade de Dianópolis, tinha 75 anos de idade e lutava contra um câncer na bexiga. O velório e o sepultamento acontecerão em Goiânia (GO).

Diante do fatídico acontecimento, externamos solidariedade aos seus inúmeros amigos e principalmente à sua família, desejando conforto neste momento de luto. 

PUBLICIDADE