Ícone do site JM NOTÍCIA

Faculdade Católica Dom Orione sedia evento do Programa Trabalho Seguro nos dias 10 e 11 de outubro de 2019

Faculdade Católica Dom Orione sedia evento do Programa Trabalho Seguro nos dias 10 e 11 de outubro de 2019

A Faculdade Católica Dom Orione, em parceria com o Foro Trabalhista de Araguaína/TO, sediará o evento “Trabalho Seguro: Diálogos e Reflexões”, nos dias 10 e 11 de outubro. A atividade integra a pauta de diretrizes do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que tem como objetivo contribuir para a diminuição do número de acidentes do trabalho registrados no Brasil, por meio da articulação entre instituições públicas federais, estaduais e municipais e a sociedade civil.

O evento que acontecerá no salão de eventos da Faculdade Católica Dom Orione adotará a temática “Violências no trabalho: enfrentamento e superação”, escolhida pelo Programa Trabalho Seguro para orientar todas as ações do biênio 2018-2020. As atividades do dia 10 de outubro são direcionadas para professores, alunos e egressos dos cursos de Direito e Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione. O intuito é conscientizar toda a sociedade sobre a importância de combater práticas que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem resultar em problemas físicos e psíquicos ao trabalhador.

O evento contará ainda com a presença do ministro João Batista Brito Pereira, presidente do Tribunal Superior do Trabalho. Participaram também Pe. Eduardo Seccatto Caliman – Diretor Geral da Faculdade Católica Dom Orione, Desembargadora Presidente do TRT10 Maria Regina Machado Guimarães, Desembargador Vice-Presidente do TRT10 e Coordenador Regional do Programa Trabalho Seguro Brasilino Santos Ramos, Procuradora do Ministério Público do Trabalho Cecília Amália Cunha Santos, Juíza Diretora do Foro Trabalhista de Araguaína e Coordenadora no Tocantins do Programa Trabalho Seguro Sandra Nara Bernardo Silva, Juíza Titular da 13ª Vara do Trabalho de Brasília e Coordenadora Nacional do Programa Trabalho Seguro Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas, Coordenador do Curso de Direito da FACDO Daniel Cervantes Angulo Vilarinho, Coordenador do Curso de Psicologia da FACDO Lucas Delfino Araújo.

Segundo a gestora regional do Programa no TRT-10, juíza Ana Beatriz Cid Ornelas, a violência no trabalho é capaz de provocar mortes e adoecimentos. O excesso de trabalho, os métodos de gestão baseados apenas na produtividade, as metas inatingíveis, com prazos exíguos, a solidão e o medo geram sofrimento psíquico e degradam a qualidade de vida dos trabalhadores. “Por isso, deve-se identificar e buscar formas de enfrentamento”, ressaltou a magistrada.

Para ela, o trabalho não pode ser um mecanismo de exploração, violência e adoecimento. “O trabalho deve se mostrar como um importante recurso para a humanidade, correspondente à melhora na saúde e à autorrealização e refletir, diretamente, no alcance de uma sociedade justa, madura, fraterna e civilizada”, pontuou a gestora.

Já a gestora regional do Programa no Tocantins e diretora do Foro de Araguaína, juíza Sandra Nara Bernardo, a atividade é de fundamental para comunidade local. “O Trabalho Seguro é sempre importante porque trata da proteção da saúde e da preservação vida humana. O Seminário na cidade de Araguaína reveste-se de singular significado pelo enfoque na saúde mental, no enfrentamento do sofrimento e sua superação, principalmente, para a categoria dos professores que, na atualidade, está sujeita a pressões de toda ordem, recaindo sob sua responsabilidade o futuro da nação”, comentou.

Público

“Trabalho Seguro: Diálogos e Reflexões” é um evento destinado a professores da rede particular e pública da região – categoria mais propensa a sofrer violência no trabalho. Também podem participar estudantes, professores e egressos dos cursos de Psicologia e de Direito da Faculdade Católica Dom Orione com inscrições gratuitas, pelo site da Católica Orione.

Sair da versão mobile