JM NOTÍCIA

Estudantes da rede municipal de ensino aprendem sobre bem-estar e guarda responsável de animais

Da Redação JM Notícia

O que significa senciência? A pergunta inicial dos palestrantes prendeu a atenção dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, que tiveram uma aula diferente sobre guarda responsável e bem-estar dos animais. A palavra senciência quer dizer capacidade de sentir sensações e sentimentos, o que se aplica também aos animais, de acordo com os médicos veterinários e residentes do Programa de Saúde Coletiva da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ).

O assunto interessou a maioria dos pré-adolescentes das turmas de oitavo ano da Escola, que se manteve atenta à explanação e interagiu com os palestrantes. A aluna Alane Emília da Costa Rocha estava ligada em cada informação que os profissionais transmitiam. E toda esta atenção tem um motivo especial, pois a jovem disse que o seu sonho é estudar medicina veterinária. “Eu amo muito os animais e na palestra eu entendi melhor porque eles devem ser bem-tratados e que eles também merecem ser felizes”, disse Alane.

Segundo o veterinário Vinícius Marcos da Silva, a ação nas escolas foi motivada por causa dos frequentes casos de abandono e maus-tratos em animais e porque a sociedade ainda não está conscientizada quanto a isso. “Nós que atuamos na UVCZ, vemos isso todos os dias. Resolvemos então começar uma ação de conscientização, iniciando com as crianças”, explicou. Os profissionais pretendem abordar o assunto em todas as escolas de Palmas, para alunos do ensino fundamental, incluindo a zona rural de do município.

Na palestra, os veterinários explicaram que quando alguém resolve adotar um animal, deve-se estar consciente de que eles possuem sentimentos e direitos. Precisam ser alimentados adequadamente, estar abrigados, livres de dores ou doenças e devem ter a liberdade de expressar o comportamento natural da espécie. Esses são alguns requisitos importantes para se proporcionar bem-estar e uma guarda responsável a um animal. Além disso, deve-se cuidar para que o pet esteja limpo, tome vermífugo e as vacinas e, se necessário, seja castrado para evitar a superpopulação.

Abandono e maus-tratos são crimes

Abandonar e praticar abuso ou violência contra animais domésticos ou silvestres são crimes previstos na Lei 9.605/98, podendo levar à detenção de três meses até um ano. Esses crimes podem ser denunciados à Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA), pelos números 197 ou 3218-6879.

Sair da versão mobile