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Estados da região Norte têm 23 pedidos de novas ferrovias e investimento de R$ 67,58 bilhões; veja quais são

Novo balanço do Ministério da Infraestrutura (MInfra) sobre os pedidos de empresas interessadas em desenvolver novas ferrovias no país, pelo regime de autorização, revela boas expectativas para o Norte brasileiro. A região pode receber 23 empreendimentos ferroviários caso o Governo Federal autorize todos as solicitações recebidas desde setembro, quando foi lançado o novo modelo de exploração do setor pela iniciativa privada.
Reunidos no programa federal Pro Trilhos, os requerimentos representam R$ 67,58 bilhões em investimentos previstos na região, podendo agregar 6.302,303 quilômetros de novos trilhos à rede ferroviária existente.
A maior parte dos empreendimentos passa pelo Pará (20 no total). Em seguida, vem Tocantins (3) e Roraima (1), sendo que um dos empreendimentos corta dois estados (TO-PA). As propostas visam ao transporte de cargas como minério, produtos industrializados, granéis líquidos, fertilizantes e minério de ferro.
Os pedidos da região Norte contemplam os seguintes trechos:

Pelo país

Até o momento, o MInfra recebeu 76 requerimentos para construção e operação de ferrovias pelo regime de autorização, perfazendo 19 mil quilômetros de novas ferrovias privadas, cruzando 16 unidades da Federação. Somadas, as propostas têm projeção de investimentos que ultrapassam R$ 224 bilhões. A expectativa é de que os projetos gerem 2,6 milhões de postos de trabalho ligados direta ou indiretamente à sua implantação, contribuindo ainda para a redução do custo de transporte e da emissão de CO².
Criado pela Medida Provisória 1.065/2021, o Marco Legal das Ferrovias teve a apreciação concluída pelo Congresso Nacional em 14 de dezembro e foi sancionado pelo presidente da República 10 dias depois. O novo arcabouço legal simplifica o fardo regulatório para investimentos no setor ao abrir a possibilidade de empresas desenvolverem segmentos próprios, com recursos 100% privados.

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