Da redação
No dia 20 de setembro, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou uma recomendação considerada inédita: de que os médicos devem abordar a espiritualidade com seus pacientes como orientação para prevenir doenças do coração.
A recomendação foi divulgada no documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular em congresso da SBC, em Porto Alegre. O texto incluído no documento orienta cardiologistas e médicos em geral sobre a melhor forma de abordar questões de caráter espiritual durante os atendimentos.
A ideia com a recomendação não é orientar o paciente quanto à sua religião, mas dar oportunidade para que se expresse quanto à sua fé e questões espirituais que podem surgir durante o tratamento médico.
De acordo com o documento Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular a “espiritualidade e religiosidade são recursos valiosos utilizados pelos pacientes no enfrentamento das doenças e do sofrimento. O processo de entender qual a relevância, identificar demandas e prover adequado suporte espiritual e religioso, beneficia tanto pacientes como a equipe multidisciplinar e o próprio sistema de saúde” (p. 49).
A Sociedade Brasileira de Cardiologia foi fundada em 1943 pelo Dr. Dante Pazzanese com o compromisso de expandir e divulgar o conhecimento na área da cardiologia congregando médicos e profissionais da saúde que tenham interesse pela especialidade. Estimulando a pesquisa e divulgando junto a sociedade civil os aspectos epidemiológicos das doenças cardiovasculares, sua prevenção e tratamento.